Muitas das evidências que levaram à deflagração da segunda fase da Operação “Falso Negativo”, por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Procuradoria-geral de Justiça do DF, foram obtidas por meio das análises de mensagens por WhatsApp nos telefones de dois investigados: o subsecretário de Administração-geral da Secretaria de Saúde, Iohan Andrade Struck, e o diretor do Laboratório Central do DF (Lacen), Jorge Chamon.
O presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama, Michele Bolsonaro, a nora Heloisa Bolsonaro, o filho 01, Flávio Bolsonaro, e 04, Jair Renan Bolsonaro, testaram positivo para o novo coronavírus. Vários ministros também. Maria Aparecida Firmo Ferreira, avó de Michele, morreu em decorrência da covid-19. E, mesmo assim, Bolsonaro e os filhos continuam circulando em locais públicos sem máscara.
A coisa está feia mesmo. Em plena pandemia, e não temos ministro da Saúde e nem secretário de Saúde no DF. Interinos estão nas funções.
O deputado Leandro Grass (Rede) conseguiu reunir 12 assinaturas para a instalação da CPI da Pandemia. Além dele, apoiam a investigação Arlete Sampaio e Chico Vigilante, do PT, Julia Lucy (Novo), Fábio Félix (PSol), Eduardo Pedrosa (PTC), Reginaldo Sardinha e João Cardoso, do Avante, Reginaldo Veras (PDT), Roosevelt Vilella (PSB), Daniel Donizet (PL) e Jorge Vianna (Podemos). Mas o quórum não é suficiente para a instalação. Como já há duas CPIs na frente — ambas inofensivas ao governo — a abertura de CPI exige 13 assinaturas. Grass procura mais um adepto da apuração sobre desvios de recursos na compra de insumos para o combate à covid. A Câmara hoje tem uma comissão parada, a do Feminicídio, e uma apenas no requerimento, sobre maus-tratos de animais.
Contaminada pela covid-19, a deputada Jaqueline Silva (PTB) perdeu o sogro para o novo coronavírus. O marido esteve na UTI. O drama familiar pode favorecer um voto a favor da CPI da pandemia, embora não exista uma relação direta.
João Cardoso e Reginaldo Sardinha, os dois deputados distritais do Avante, partido do vice-governador Paco Britto, assinaram a CPI da Pandemia. Eles se declaram independentes. Perderam espaço no governo Ibaneis depois de votar contra o novo Refis e contra a mudança na alíquota da Previdência dos servidores públicos.
Um suposto esquema de corrupção para compra de testes para covid pode ter agravado a pandemia no DF?
R$ 18 milhões
É o valor do prejuízo calculado pelo Gaeco-DF em decorrência de testes para covid-19, valor apontado como suficiente para comprar 900 mil testes rápidos
“O DF tem o primeiro secretário de saúde preso no exercício da função em toda a história. Junto com ele, toda a sua equipe. Há pouco mais de 2 meses pedimos a instalação da CPI da Pandemia. Mais do que nunca ela é necessária!”
Deputado distrital Leandro Grass (Rede)
“O secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, e toda a sua equipe sempre estiveram à disposição das autoridades para esclarecer quaisquer fatos, mantendo abertos todos os processos abertos em curso na Secretaria de Saúde, inclusive com acompanhamento on-line do Ministério Público”
Governador Ibaneis Rocha (MDB)
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…