Por Ana Dubeux — Ceilândia estava agitada ontem, às vésperas de receber o presidente Lula. Muitos militantes e ativistas da causa negra buscavam convites para participar da cerimônia. O motivo: um pacote de políticas públicas com diferentes tipos de ações de 18 ministérios e investimento de mais de R$ 600 milhões, que será lançado, hoje, na mais pulsante cidade do Distrito Federal. O foco é reduzir vulnerabilidades que afetam de maneira desproporcional a vida e o viver das pessoas pretas.
——-
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou, ontem, o relatório que trata da reforma eleitoral. A exigência de uma quarentena para integrantes de determinadas carreiras de Estado é uma das propostas têm impacto considerável na realidade política do DF. Pelo texto proveniente da Câmara, magistrados, membros do Ministério Público, militares e policiais deverão se afastar do cargo quatro anos antes do pleito. Seria uma maneira de disciplinar o corporativismo que costuma marcar essas candidaturas.
Basta dizer que o deputado Alberto Fraga (PL), coronel da reserva da PMDF, preside a comissão de Segurança Pública da Câmara. Ele integra, ainda, a bancada da bala, uma das mais poderosas do Congresso. Outra candidata de peso no cenário político brasiliense, Bia Kicis (PL) também é egressa de carreira de Estado. Procuradora aposentada, conquistou o segundo mandato com 214 mil votos, sendo a mais votada em 2022. Marcelo Castro identificou que o Senado e a Câmara entenderam que carreiras de Estado são “incompatíveis com a atividade política”. A mudança valeria a partir de 2026.
——-
O Senado realiza de 25 a 27 de março, o Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital com a participação de importantes estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países. O evento é uma das ações comemorativas dos 200 anos do Senado. O sociólogo e professor espanhol Manuel Castells é um dos conferencistas. Ele fará a aula magna, logo após a abertura, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“A Política na Sociedade Digital” é o tema da conferência, com moderação do senador Rogério de Carvalho (PT-SE). “A ideia é ampliar a participação de especialistas e da população, além de identificar caminhos para os desafios diante da inteligência artificial, da regulação das plataformas digitais e da desinformação”, observa a consultora Luana Lund, da comissão científica do seminário.
——-
O Comando de Operações Terrestres e a Rede Brasileira de Operações de Paz realizam, hoje (21), no Quartel-General do Exército, em Brasília, o seminário “Peacekeepers brasileiras: destaques do Brasil na implementação da agenda sobre mulheres, paz e segurança”.
O evento contará com painéis de mulheres militares brasileiras que atuam em operações de paz das Nações Unidas. Entre elas, a tenente-coronel Renata de Castro Monteiro Netto conta sua experiência como observadora militar no Sudão do Sul.
Atualmente, o Brasil conta com 10 mulheres em operações de paz, distribuídas no Saara Ocidental, na República Democrática do Congo, no Sudão do Sul e na República Centro Africana. O emprego dessas militares em campo segue agenda da ONU para promover o aumento gradual do efetivo feminino por parte dos países participantes no envio de militares.
——-
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência defende o trabalho admirável da ministra na recomposição do Ministério da Saúde, que, segundo a entidade, foi devastado pela política negacionista do governo anterior. “Por conseguinte, a SBPC conclama todos os defensores da saúde e da vida humana a juntarem seus esforços e somarem suas vozes na defesa de uma recomposição das condições básicas de cuidado com os seres humanos de todas as idades em nosso país”, destaca nota.
——-
Os preparativos para o aniversário de Brasília começaram. A Secretaria de Turismo do DF promoverá shows pela cidade para celebrar a capital. A programação conta com apresentação de Zé Vaqueiro no Taguaparque, em 14 de abril; e Xandy Avião animará o público na Torre de TV no dia 21. A contratação é feita pelo Ministério do Turismo via Sesc Nacional. Além disso, o Bike Camp, na Torre Digital, contará com shows de Biquini Cavadão e Jorge Aragão. Os eventos terão entrada gratuita.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…