No PL, Izalci pode perder autonomia para “preferidas” de Bolsonaro no DF

Compartilhe

Por Ana Maria Campos — O senador Izalci Lucas vai assumir oficialmente a condição de bolsonarista. Ele já vinha intensificando o discurso de oposição ao governo Lula e agora acertou a filiação ao PL.

A mudança foi definida em reunião ontem com a presença da presidente regional do PL, deputada Bia Kicis, e do presidente nacional, Valdemar Costa Neto. Ficou acordado que o ingresso à sigla ocorrerá em uma grande festa com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de todos os deputados e senadores do partido.

Sob o comando de Bia Kicis

Os dirigentes do PL estão fazendo a maior questão de ter Izalci como filiado, o que aumentará a bancada da legenda no Senado.. Mas, no PL, Izalci perde autonomia de voo. O ex-presidente Jair Bolsonaro tem suas preferências no Distrito Federal. É o caso da deputada Bia Kicis e também de Michelle Bolsonaro, que pode concorrer a um mandato de senadora. Bia também é cotada para o Senado.

Além das duas, há uma boa relação com a vice-governadora Celina Leão (PP), que está no páreo para disputar o Palácio do Buriti e deve assumir o governo em 2026 por nove meses, se o governador Ibaneis Rocha se candidatar ao Senado.

Manifesto

Entre as ações de apoio a Bolsonaro, Izalci assinou ontem o manifesto contra o inquérito das fake news, em curso no STF.

Influência

Apesar de deixar o PSDB, o senador Izalci Lucas mantém influência nesse partido, já que o presidente regional é Sergio Izalci, filho do parlamentar.

Dobradinha

Entre os aliados de Izalci, o projeto é que o senador dispute uma vaga ao Senado ao lado de Michelle Bolsonaro, de forma que ele receba o segundo voto dos eleitores da ex-primeira-dama. Mas ninguém duvida que Ibaneis Rocha, caso decida mesmo concorrer ao Senado, será um candidato forte.

Cautela

Izalci tem tratado a mudança de partido com cautela. Não quer desagradar aos tucanos e nem criar arestas com o novo partido. Aliás, ele fechou a filiação no dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por falsificação do cartão de vacinas.

——-

Erros e acertos

Há um ditado segundo o qual crítica se faz no privado e elogio, em público. Não é clichê. É uma conduta de liderança. É louvável a preocupação do presidente Lula com o aumento de casos de dengue e com as mortes dos ianomâmis. Mas a bronca que arrancou lágrimas da ministra da Saúde, Nísia Trindade, não foi uma boa atitude. Ficou parecendo uma medida feita para vazar e mostrar indignação. Acertou no mérito e errou na forma.

——-

Só Papos

“Hoje, nós temos certeza de que esse país correu um sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022. E não teve golpe não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, mas também porque o presidente era um covardão”
Presidente Lula, na reunião ministerial desta segunda-feira

“As informações divulgadas da reunião ministerial do governo deixam muito claro de porquê as coisas estão como estão. As resoluções apresentadas se resumem a gastar mais e criticar Bolsonaro”
Senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-chefe da Casa Civil

talitadesouza

Posts recentes

  • Eixo Capital

Cristiane Damasceno anuncia saída do grupo do presidente da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — Os aliados do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil…

1 dia atrás
  • Eixo Capital

Poder de investigação do MP em debate no STF

Por Ana Maria Campos — Mais uma vez o tema será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

O que você faria se recebesse em casa uma caixa de cerveja e R$ 50 mil?

Por Ana Maria Campos — Auditor fiscal de carreira do Distrito Federal, o secretário de…

3 dias atrás
  • CB.Poder

TJDFT sob nova direção para o biênio 2024-2026

Por Ana Maria Campos — Especialista em direito penal, o desembargador Waldir Leôncio Júnior tomou posse,…

4 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

Ibaneis marca território e sai na frente da concorrência ao anunciar candidatura ao Senado

Por Ana Maria Campos — O anúncio da pré-candidatura de Ibaneis Rocha (MDB) ao Senado…

1 semana atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas com foco na causa ambiental

Por Ana Dubeux — Brasil e Japão celebram, em 2025, 130 anos de relações diplomáticas.…

1 semana atrás