Um projeto em tramitação na Câmara Legislativa cria um novo mercado para prestadoras de serviço faturarem alto. Se o texto for aprovado, parques, unidades de conservação, instituições de ensino e até produtores de eventos ficam obrigados a contratar brigadas de bombeiros civis para funcionar, sob pena de pagamentos de multas, interdição e proibição de atividades. A proposta, de autoria do deputado Wellington Luiz (PMDB), é um filão para empresas de vigilância, que contam com um lobby político forte no Distrito Federal.
Parecer amigo
O projeto foi aprovado pela Comissão de Segurança da Câmara Legislativa, com parecer favorável de Robério Negreiros (PSDB), na foto. A família do deputado é proprietária da Brasfort, a empresa que mais fatura com contratos de terceirização no DF. Agora tramita na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), sob a relatoria do deputado Israel Batista (PV). O texto estabelece até o número de brigadistas que passam a ser exigidos em eventos. Por exemplo, festas e shows com público entre cinco mil e sete mil pessoas terão que contar nove bombeiros civis.
Veto à vista
Se o projeto passar na Câmara Legislativa, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) deverá vetar, sob o fundamento de que a proposta cria despesas para o governo. Por isso, depende de iniciativa do Executivo. Mas o deputado Wellington Luiz (PMDB), integrante do grupo da presidente da Câmara Legislativa, tem tudo para derrubar o veto. Para bombeiros militares, o projeto cria uma categoria paralela que pode enfraquecer a corporação.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…