Por Ana Maria Campos – Uma reunião histórica está marcada para esta tarde. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai receber ex-governadores do Distrito Federal e a bancada de parlamentares da capital do país para tratar do Fundo Constitucional do DF. O encontro foi organizado pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Os políticos de Brasília querem mostrar os prejuízos para a qualidade de vida dos moradores do DF caso haja a mudança na correção anual do Fundo Constitucional do DF nos moldes do que foi aprovado na Câmara dos Deputados.
O ex-governador José Roberto Arruda esteve ontem na festa de inauguração do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, e estava bem à vontade ao lado do governador Ibaneis Rocha (MDB) e da vice-governadora Celina Leão (PP). Sinal de que mágoas da campanha de 2022 ficaram no passado e o caminho para uma aliança para 2026 se abre. Um dos empecilhos era a relação difícil entre Celina e a ex-deputada federal Flávia Arruda. Mas a separação pode mexer também com projetos eleitorais.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), na saída da reunião de líderes do Senado no Palácio do Planalto, disse que o presidente Lula se comprometeu a enviar o PLN com o reajuste de 18% das forças de segurança em parcela única e em retirar o Fundo Constitucional do DF do arcabouço fiscal.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, reclamou, nas redes sociais, de uma placa usada pelo GDF para sinalizar a Ponte Honestino Guimarães. Autor como deputado distrital da lei que alterou o nome, ele reclamou de ainda aparecer como Ponte Costa e Silva. “Essa ponte não existe. O nome do ditador do AI-5 deu lugar ao do jovem estudante desaparecido no período mais nojento e asqueroso da História brasileira. Cumpram a lei e higienizem esse letreiro”, escreveu Grass.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conversou ontem com o relator do arcabouço fiscal no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), e combinou de não alterar as modificações que venham a ser aprovadas pelos senadores. Sinal verde para retirar o Fundo Constitucional do projeto. Dessa forma, o Senado deve restringir as mudanças no texto para não causar polêmicas.
O que mais ofendeu os brasilienses nas declarações do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, não foi o clichê “Brasília é uma ilha da fantasia”, repetido por muita gente. O problema maior foi a frase: “Brasília é difícil porque lá fazer o certo, para muitos, está errado. E fazer o errado, para muitos, é que é o certo na cabeça deles”. Os moradores de Brasília não são assim.
Na reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial JK e neta do fundador de Brasília, entregou um presente: o livro Por que construí Brasília. A obra é do ex-presidente que foi muito atacado por
Carlos Lacerda quando tomou a iniciativa de instalar a capital no Planalto Central. Depois da Presidência, elegeu-se senador e teve o mandato cassado pela ditadura militar.
Passada a indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente Lula para a vaga de Ricardo Lewandowski, começa uma nova disputa no STF, para a sucessão da ministra Rosa Weber, que vai se aposentar em outubro. Um dos nomes fortes para a vaga é o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Há um componente regional em jogo: hoje só há um nordestino no STF: Kássio Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro.
Mas o presidente Lula teve votação consagradora no Nordeste. A Bahia praticamente decidiu a eleição. Dantas é baiano e mantém relação com vários políticos do Nordeste.
Em 50 anos de existência, a Embrapa tem, pela primeira vez, uma mulher no comando. Na empresa há 33 anos, Silvia Massruhá assumiu a presidência há um mês. É doutora em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde apresentou a tese “O modelo de inteligência artificial para diagnóstico de doenças de plantas”.
Se o problema de Brasília é o centro do poder, os políticos que se envolvem em corrupção ou desprezam as necessidades da população, o que mudaria se a capital do país ficasse em Salvador, Rio ou São Paulo?
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…