Por Suzano Almeida (interino) — A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apareceu de surpresa, ontem, no Palácio do Buriti, para participar da solenidade do programa Família Acolhedora. Foi recebida com discreta cortesia, mas teve direito a discurso e rasgou elogios ao programa que, segundo ela, vai servir como modelo para o resto do país.
Líderes do Partido Liberal e União Brasil do Distrito Federal têm se reunido sistematicamente. Estão costurando uma coligação branca entre si para poderem ter voz mais ativa na formação da chapa governista nas próximas eleições. O governador Ibaneis Rocha (MDB) observa a movimentação à distância e diz que não é hora de falar numa eleição que vai acontecer daqui a três anos. Ele já anunciou a vice-governadora Celina Leão como sua candidata à sucessão, mas ficou por aí. A um interlocutor, disse que ano que vem vai ser de muitas entregas para a população e que só vai começar a fazer política em 2025.
——————-
Há pouco mais de três anos das eleições, o deputado federal Reginaldo Veras (PV) anunciou que será pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, o objetivo de sua candidatura é “ajudar mais a cidade”. “Como deputado federal, consigo ajudar muito pouco. Antes como distrital, eventualmente, eu conseguia ajudar mais. Se tudo der certo, serei o candidato pelo campo progressista.”
Reginaldo Veras afirma que aguarda pela decisão do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Leandro Grass (PV), para saber se ele pleiteia o Palácio do Buriti. Outra postulante que será respeitada é a também deputada federal Érika Kokay (PT). Maior expoente do progressismo local, a petista ainda não definiu a qual cargo virá. “Tenho um compromisso com o Leandro. Se ele vier ao governo, eu não venho e o apoio. Então, devo vir ao Senado. Porém, sou muito pragmático. Se a Érika pleitear o Senado, vou analisar a possibilidade de vir como segundo nome ou disputar a reeleição. Mas todos sabem que não sou um Kinder Ovo, comigo não tem surpresa”, completa.
——————-
Anteontem, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, visitou o recém-nomeado delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick, para reforçar seu apoio à nova gestão. Avelar e Werick são amigos de longa data. Ambos foram líderes de movimentos de classe, sendo representantes de sindicatos das Polícias Federal e Civil, e já disputaram, sob a mesma camisa ou como adversários, diversos torneios de futebol.
——————-
Proposta pelo deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), a Procuradoria Especial da Juventude deve ficar com o próprio. Há na Câmara Legislativa um consenso de que, tendo partido dele a ideia, seja do mesmo a honra de ser o primeiro presidente. A dúvida é se, sendo ele o corregedor da Casa, ele poderá assumir o posto.
——————-
Criada há um mês, a Frente Parlamentar de Apoio à Micro, Pequena Empresa e ao Microempreendedor Individual, proposta pela deputada distrital Jaqueline Silva (MDB), poderá contar com alguns esbarrões de agenda com uma outra frente, a de Apoio ao Setor Produtivo, apresentada pelo seu colega de partido Daniel Donizet, e aprovada esta semana. Assuntos similares estão no campo de visão das duas.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…