Terminais e companhias aéreas são avaliadas anualmente pela Cirium, empresa global de análise da dados da aviação. Veja o resultado de 2025
Por SAMANTA SALLUM
O Aeroporto Internacional de Brasília (BSB )foi o principal destaque brasileiro ao conquistar a segunda colocação mundial, com 88,36% de decolagens no horário, em um total de 114.481 voos. O terminal ficou atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá. Cerca de 40% dos passageiros que passam por Brasília estão em conexão para outros destinos, o que torna ainda mais importante ter as operações no horário.
Seis aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo em 2025 entre médios e pequenos. O Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, aparece na sexta posição, com 85,13% de pontualidade, seguido de perto por Viracopos/Campinas (VCP), na oitava colocação, com 84,55% O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins (CNF), fechou o ranking na 10ª posição, com 83,57%, de Aeroportos Médios mais pontuais do mundo.
Chile campeão
No geral, o Aeroporto Internacional de Santiago (SCL) foi o campeão entre os grandes, com 87,04% de decolagens no horário; o Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY) entre os médios, com 93,34%; e o Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo (GYE), em Guayaquil, entre os pequenos, com 91,47%.
Terminal mais pontual do Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek alcançou a segunda colocação no ranking mundial de aeroportos mais pontuais na categoria médio porte. Também se consolidou como o terminal aéreo mais pontual do Brasil no ano de 2025 entre os aeroportos que operam com mais de 15 milhões de passageiros por ano.
A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, reforçou que a pontualidade é resultado do trabalho integrado entre as equipes do aeroporto, as companhias aéreas, a Força Aérea Brasileira (FAB) e órgãos públicos.
“Manter altos índices de pontualidade exige planejamento, investimento contínuo em infraestrutura e, principalmente, integração entre todos os elos da operação aeroportuária. Esse trabalho conjunto permite que Brasília mantenha os índices de pontualidade e eficiência operacional”, destacou Josmario Brito, superintendente de operação e segurança da Inframerica.
Aeroportos Pequenos
Na categoria de Aeroportos Pequenos, o Brasil levou dois terminais ao Top 10. O Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, alcançou a terceira colocação mundial, registrando 89,67% de partidas no horário, em 58.303 voos. Já o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) ficou na oitava posição, com 87,32% de pontualidade, após operar 55.594 voos ao longo do ano.
Entre os grandes hubs internacionais, veja como ficaram os cinco primeiros em 2025:
Empresa brasileiras em destaque
No ranking das empresas aéreas mais pontuais da América Latina, o Brasil teve forte representação no ranking. A Gol ficou em terceiro lugar, com 87,75% de pontualidade, após realizar 238.182 voos ao longo do ano. Foi a companhia aérea brasileira com mais voos no horário ao longo do ano passado, segundo a Cirium.
Como a Gol não é considerada uma companhia aérea global para Cirium, a mesma não aparece no ranking mundial.
A Azul, na 4a posição global, e a LATAM na 7a, também estão entre os destaques.
Ranking de empresas aéreas internacionais e o percentual de chegadas pontuais:
Entre os prêmios especiais, a Qatar Airways recebeu o Airline Platinum Award, que considera não apenas pontualidade, mas também complexidade operacional, escala da malha e impacto para os passageiros.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h, no JL ao vivo.
Por SAMANTA SALLUM A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e a…
Por SAMANTA SALLUM Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio do…
Por SAMANTA SALLUM Depois das Havaianas, agora são as peças sportwear da Nike que viralizaram…
Cerca de R$ 2,5 bilhões estão sendo pagos a funcionários públicos ativos e inativos. E…
Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…
Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…