Por SAMANTA SALLUM
Apesar de esperadas e em grande número, a quantidade de emendas apresentadas ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) foi considerada muito elevada, segundo fontes da Câmara Legislativa e do GDF. A coluna apurou que os distritais protocolaram cerca de 640 emendas ao PDOT, que tem 345 artigos. Elas estão sendo analisadas pela Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) e também pela de Constituição e Justiça.
Há a previsão de que muitas sejam rejeitadas antes mesmo de irem a plenário, por vício de origem, inconstitucionalidade ou por repetição de objeto. A estimativa é que 50% podem cair. A votação da pauta no plenário está prevista para 18 de novembro. A data foi definida após um acordo entre os parlamentares.
Os deputados têm ainda prerrogativa de apresentar emendas em plenário, na hora da votação, o que sinaliza preocupação para o GDF. Mas há, também, a possibilidade de acordo entre os parlamentares e o governo para que seja evitada essa medida e não haver risco de aprovação de propostas que, depois, podem ser vetadas pelo Palácio do Buriti.
Parecer na quinta-feira
Somente a Lei Orçamentária tem tantas propostas de emendas. O PPCUB teve cerca de 130. A presidente da CAF, deputada Jaqueline Silva (MDB), vai apresentar o parecer final, acatando ou rejeitando as emendas, na próxima quinta-feira. A equipe técnica passou o fim de semana fazendo a análise delas.
Prazo maior
Para que não ocorressem futuras reclamações de parlamentares, por falta de tempo para as sugestões ao projeto de lei de autoria do Executivo, foi dobrado o prazo para a participação de integrantes do Legislativo local. Passou de cinco para 10 dias, encerrados em 24 de outubro.
OAB/DF, Fecomércio, Fibra e Ministério Público acompanham de perto a tramitação do projeto. O GDF, para evitar denuncias de atropelo e falta de debate sobre a proposta, abriu a participação dos deputados ao projeto de lei antes mesmo de ser enviado à Câmara Legislativa.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h15 no JL ao vivo. 👇
Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…
“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro Em cada bloco, evento, desfile…
“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…
Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…
Por SAMANTA SALLUM O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…