Coluna Capital S/A de 14 de outubro
Por SAMANTA SALLUM
Começou na segunda-feira o prazo para apresentação de emendas ao PDOT, que vai até 24 de outubro. A votação da pauta no plenário está prevista para 18 de novembro. A data foi definida após um acordo entre os deputados distritais. A informação foi confirmada ao blog pelo presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wellington Luís (MDB).
A Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) realizou audiência pública no sábado para discutir o projeto de lei que atualiza o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). O objetivo foi conhecer as críticas e reivindicações da população com relação ao texto elaborado pelo governo, de forma a subsidiar a apresentação de emendas parlamentares.
A presidente da CAF, deputada Jaqueline Silva (MDB), afirmou que os distritais querem a participação popular. “Todos nós estamos debruçados sobre essa pauta. E o que a gente tem tentado aqui é fazer com que vocês sejam ouvidos”, garantiu.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação,Tereza Lodder, destacou que o governo realizou 90 audiências públicas para chegar ao texto protocolado na Câmara Legislativa.
O setor produtivo também vem acompanhando as audiências e participando, pois são necessárias revisão e atualização para áreas de atividades comerciais dos setores imobiliário e industrial.
MP faz críticas
“O Ministério Público tem acompanhado esse processo desde o início, desde 2019. Houve participação social, mas, na hora de decidir o que ia entrar ou não no texto do projeto, essa participação foi excluída”, criticou o promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Dênio Augusto de Oilveira Moura.
Ministério das Comunicações define meta em mutirão pré-COP30
Evento realizado hoje firmou acordos de cooperação e fez o lançamento de desafio nacional para recolher 200 toneladas de resíduos eletrônicos no país. A iniciativa é do Ministério das Comunicações com o Mutirão Pré-COP30: Sustentabilidade e Inclusão Digital.
Durante a solenidade, com participação do ministro Frederico de Siqueira Filho, foram assinadas parcerias entre o governo federal, instituições públicas e empresas privadas, voltadas à destinação correta de resíduos eletrônicos.
Do lixo eletrônico a novos computadores
O objetivo é reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico, transformando os equipamentos descartados em computadores recondicionados que serão doados a escolas públicas, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas, promovendo inclusão digital e social.
Turismo internacional cresce 76% no DF
O Distrito Federal recebeu cerca de 81 mil turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 46.105 visitantes. O número supera todo o fluxo de 2024, que somou cerca de 68.400 turistas internacionais, o que consolida o momento positivo do turismo no país e o destaque de Brasília como porta de entrada do território nacional.
Mais arrecadação de ISS
A estimativa de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) deve subir de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025. Segundo o GDF, reflexo da movimentação turística e de eventos, entre outras ações.
Argentinos e norte-americanos
A Argentina lidera a chegada de turistas internacionais, com 22.457 registros, seguida por: Estados Unidos (15.747), Peru (7.089), Colômbia (6.687) e Portugal (5.170). Completa a lista o Chile (4.348).
Voo direto para Roma
“Já estamos com conversas avançadas com a companhia italiana ITA, para termos um novo voo: desta vez, ligando Roma a Brasília”, conta o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. Ele destaca que a ampliação das rotas internacionais diretas ocorreu graças ao apoio do GDF, que reduziu de 12% para aproximadamente 7% o ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV) adquirido pelas companhias aéreas.
Arquitetura e áreas verdes
“O Brasil vive seu melhor momento da história em relação ao turismo internacional, e Brasília tem papel estratégico. Além das já conhecidas belezas arquitetônicas, a capital integra áreas verdes belíssimas, que nos permitem o contato com a natureza no ambiente urbano e têm um ativo especial, que é ser Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …