Número de famílias endividadas no DF cresce pelo sexto mês consecutivo

Compartilhe

Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras  constroem moinhos de vento”, Érico Veríssimo

Coluna Capital S/A de 10/09

Por SAMANTA SALLUM

Devo, não nego. Pago quando puder. Essa é bem a situação de milhares de brasilienses. O percentual de famílias endividadas no Distrito Federal alcançou 73,0% em agosto de 2025, com avanço de 0,2 ponto percentual em relação a julho. É o sexto mês consecutivo de alta. Ao todo, são 780.328 famílias com algum tipo de dívida a vencer, nas diferentes modalidades de crédito. Entre os endividados, 456,6 mil famílias estão com contas em atraso e 189,8 mil afirmam não ter condições de pagar suas dívidas.

Tempo médio de atraso

O tempo médio de atraso no DF está em 71 dias, enquanto o comprometimento médio da renda com dívidas manteve-se em 22,4%, estável nos últimos cinco meses.

A inadimplência também voltou a subir e atingiu 42,7% das famílias, ante 41,8% em julho. O indicador já acumula três meses de crescimento e está 3,3 pontos percentuais acima do registrado em agosto de 2024.

Abaixo da média nacional

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o resultado mostra que o endividamento no DF (atingindo 73% da população) acompanha o padrão nacional, mantendo-se, no entanto, em patamares menores que a média brasileira, que está em 78%.

Motivo de preocupação

“A inadimplência elevada, com peso expressivo do cartão de crédito, é motivo de preocupação. Esse perfil tende a se retroalimentar, reforçando o risco de deterioração das finanças familiares caso não haja mudança no comportamento de consumo ou em condições de crédito mais favoráveis”, explica Aparecido.

Histórico

Apesar da alta recente, o número de pessoas que diz não ter condições de pagar ainda está abaixo do registrado em agosto de 2024, quando havia 20,1 mil famílias a mais nessa condição, e o índice geral de endividados era de 75,7%. Já na comparação mensal, em agosto foram identificadas 2,9 mil famílias a mais que em julho nessa situação.

Programa de Qualificação para Exportação será realizado na capital federal

A ApexBrasil e a Softex realizam, amanhã, o evento de encerramento do convênio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Distrito Federal. A programação acontece das 14h às 18h, na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul), e vai reunir parceiros estratégicos e empresas atendidas pelo programa, com bate-papo, exposição de produtos e networking.

Investimento

Entre 2023 e 2025, o PEIEX DF qualificou 125 empresas do Distrito Federal. O montante total de recursos aplicados na parceria foi de R$ 1,8 milhão.

Moda e TI

As empresas atendidas pertencem a setores diversos da economia brasiliense, incluindo moda (15 empresas), alimentos, bebidas e agronegócios (14), metais preciosos e joalheria (14), tecnologia da informação (10) e produtos têxteis (8).

De Brasília para a Itália

Parte das empresas qualificadas nesse ciclo iniciou vendas para o exterior, com destaque para mercados como Estados Unidos, Portugal, Itália, Paraguai e Argentina.

Conexões internacionais

“Nosso papel é estar ao lado dessas empresas, oferecendo orientação prática e conectando-as a oportunidades reais no mercado internacional”, explica Clarissa Furtado (foto), gerente de Competitividade da ApexBrasil.

Sesc-DF comemora aniversário com shows de Blitz e Fat Family

Diversas atrações farão parte da edição especial do projeto Sesc W3, neste sábado e domingo, na 504 Sul. Público vai poder curtir, de graça, shows de Joyce Alane, Blitz, Fat Family (foto) canta Tim Maia, Tuyo, FBC e muito mais. A programação começa a partir das 17 horas. Inaugurada em 1971, a unidade do Sesc foi recentemente modernizada e ampliada. O evento vai celebrar o aniversário do espaço de cultura, esporte e lazer.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #ApexBrasil #endividamento #Fecomércio-DF #inadimplência #JoséAparecidoFreire #Senac-DF #Sesc-DF #Softex

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

6 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

14 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Ações de empresas do GDF podem ser usadas como garantia para socorro ao BRB

Por SAMANTA SALLUM  O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor de TI ultrapassa o de Saúde em arrecadação de ISS

Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Carnaval 2026 vai gerar 39 mil empregos temporários no país

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro  A projeção para o comércio…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final para renegociar dívida de regularização de imóvel com GDF

Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso  Por SAMANTA…

2 semanas atrás