Iniciativa busca promover a integridade no setor privado brasileiro, estimulando empresas a desenvolverem uma cultura organizacional contra a corrupção
Por Samanta Sallum
A vice-presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Roberta Queiroz, representando o presidente Paulo Maurício Siqueira, Poli, assinou ontem o Termo de Adesão e o Termo de Compromisso de Apoiador do “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial” da Controladoria-Geral da União (CGU). Essa é uma iniciativa que estimula empresas e entidades privadas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.
A cerimônia foi realizada na OAB/DF, na presença do secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna, que representou o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho. Esta é uma ação pioneira: a OAB/DF é a primeira Seccional do país a aderir a esses protocolos, em parceria com a CGU.
“Com esta adesão, a OAB/DF reforça seu compromisso público com a promoção de uma cultura institucional baseada em governança, compliance e responsabilidade social. A iniciativa também representa mais um passo para o fortalecimento do Programa de Integridade da Seccional, alinhada aos princípios da boa administração pública”, destacou Roberta Queiroz.
Marcelo Pontes Vianna agradeceu à OAB/DF por “abrir as portas” e promover um ambiente de debate e trocas de experiências. “Muito importante que as empresas sejam bem assessoradas”, destacou.
O Pacto Brasil busca promover a integridade no setor privado brasileiro, estimulando as instituições privadas a desenvolverem uma cultura organizacional contra a corrupção e em favor de questões socialmente relevantes, como o desenvolvimento sustentável e o respeito aos direitos humanos e sociais.
O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Délio Lins e Silva Jr., participou da assinatura. E afirmou que “é de fundamental importância a OAB/DF aderir ao Pacto para aperfeiçoar o seu compliance e contribuindo para que profissionais da advocacia, escritórios e a sociedade se pautem por um ambiente negocial corporativo mais íntegro e ético”.
Pela OAB/DF, participaram desse ato de assinatura dos termos com a CGU o secretário-geral da OAB/DF, Rafael Martins, o diretor de Integridade, Inácio Bento de Loyola Alencastro, e a coordenadora de Integridade, Dayane Andrade, além de membros da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…