Apesar disso, o momento ainda é tenso, segundo Jamal Bittar, devido à “impetuosidade do governo norte-americano na tentativa de influenciar em processos internos do Brasil
Por Samanta Sallum
O presidente da Fibra e vice-presidente da CNI para o Centro-Oeste, Jamal Bittar, disse à coluna que numa avaliação preliminar que o tarifaço veio mais tênue se considerada a ameaça inicial. “Ainda é difícil mapear a razão do recuo, mas é fato que as questões macroeconômicas entre Estados Unidos e Brasil influenciaram no anúncio de hoje. É uma lista ampla, que, segundo estudos preliminares, pode reduzir em mais de 40% o impacto inicialmente estimado”, explicou.
Para os produtos tarifados, ainda podem ocorrer ajustes, com parte dos custos sendo absorvidos pela produção, parte sendo negociada e outra parte, repassada para o consumidor nos Estados Unidos.
A preocupação, no entanto, continua. Segundo Bittar, ainda se pode esperar surpresas de Trump.
“Ainda não ficamos tranquilos, considerando a impetuosidade do governo norte-americano, que pode voltar a pesar em tarifas contra o Brasil em razão não da economia, mas da tentativa de influenciar em processos internos do país. O pacote apresentado foi menos ruim que o esperado, e precisamos acompanhar a sequência dos movimentos de importação e de exportação e a postura do governo brasileiro.”
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.
Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…
Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…