IMG_8159

GDF aprova projeto urbanístico de novo bairro para 52 mil pessoas

Publicado em Coluna Capital S/A

Coluna Capital S/A de 28 de julho 

Por Samanta Sallum 

O Setor Habitacional Jóquei Clube teve o projeto urbanístico aprovado pelo GDF. A decisão foi oficializada por meio do Decreto 47.472, publicado em 22 de julho no Diário Oficial, e marca o avanço da proposta. Quando cumpridas as etapas administrativas pela Terracap, os parcelamentos do novo bairro, para 52 mil moradores, poderão ser colocados em licitação. A expectativa é de que a venda dos terrenos às construtoras seja iniciada ainda neste ano. O Jóquei Clube vai ocupar uma área de 227 hectares com 17,5 mil unidades habitacionais próximas a Vicente Pires. Caberá ao GDF fornecer a infraestrutura e emitir licenciamentos.

Ocupação planejada x invasões de terras

O projeto para garantir o devido planejamento da nova ocupação habitacional foi formulado e doado ao poder público pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal. “Esse é um avanço importante e esperado pelo mercado imobiliário, que trará mais uma opção de moradia digna para a população. O Jóquei Clube será um bairro moderno e sustentável”, afirmou à coluna Celestino Fracon Júnior, presidente da Ademi/DF. Ele ainda reforçou que a implantação do novo bairro reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento ordenado da capital federal.

Consulta ao Iphan

Entregue em 2021, associada a um convênio de cooperação técnica, a proposta passou por exame e aprovação de diversos órgãos do GDF e mereceu consultas ao Iphan, órgão federal responsável pelo patrimônio histórico nacional. A região está fora da área tombada e não precisa ter o mesmo gabarito. Mas o Iphan, para evitar discrepâncias, recomendou limites de altura dos prédios. Terão, no máximo, 15 andares, e somente em pontos específicos que eles poderão chegar a essa altura.

Conplan e etapas ambientais

Em outubro de 2024, o projeto urbanístico foi apreciado e aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e instância técnica terminativa do poder público na apreciação de projetos urbanísticos. A proposta cumpriu as etapas de estudos ambientais, urbanísticos e de infraestrutura necessários à execução das obras. Todos os imóveis criados no Setor Jóquei Clube serão integralmente regulares e registrados em cartório.

Diversificação de perfil
de imóveis e comércio

A concepção do Setor Habitacional Jóquei Clube é para que seja um bairro verde, sustentável, com dois parques ecológicos e integração dos modais de transporte. Serão oferecidos imóveis residenciais econômicos, de médio e alto padrões para atender os diversos perfis da população, assim como unidades comerciais para contemplar atividades econômicas variadas.

PDOT na pauta do Conplan

Está marcada para a próxima quinta-feira a deliberação pelo Conplan da versão final do projeto de lei do PDOT. Passou antes por 13 reuniões da Câmara temática do Conplan. Sendo aprovada, segue imediatamente para a Câmara Legislativa.

De catador a doutor: uma trajetória de superação

Solenidade da OAB/DF registrou um momento muito especial na semana passada: a entrega da carteira de advogado ao ex-catador de materiais recicláveis Rônei Alves da Silva, 51 anos. Ele estava visivelmente emocionado ao receber o resultado da sua perseverança das mãos do presidente da entidade, Paulo Maurício Siqueira, o Poli.

Presidente da Cooperativa de Recicláveis

Rônei, até os 28 anos, era analfabeto. Ele vivia como catador de materiais recicláveis no Lixão da Estrutural. Estudou, trabalhou, até chegar a presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (CENTCOOP-DF) por dois mandatos, de 2009 a 2015.

“A advocacia mudou minha vida. Agora vou seguir lutando pelos meus companheiros catadores de materiais recicláveis, não só aqui de Brasília, mas do país inteiro, em outra condição, como advogado”, celebrou.

Prêmio Machado de Assis para Ricupero

O ex-presidente da República e membro da Academia Brasileira de Letras José Sarney abriu a cerimônia de entrega do Prêmio Machado Assis ao diplomata, historiador, escritor e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero. “Tive a honra de abrir essa noite especial celebrando a história da nossa literatura e homenageando quem a engrandece”, escreveu Sarney. O evento, na noite de sexta-feira passada, celebrou os 128 anos da ABL.

Magal agradece a Brasília com rosas

O Festival de Inverno do Sesc reuniu milhares de pessoas no Parque da Cidade no final de semana passado. Foram duas noites de shows com atrações locais e nacionais. Sidney Magal foi uma das estrelas do evento do Sesc/DF aberto ao público gratuitamente. E relembrou os sucessos com os brasilienses depois de sete anos sem vir à capital federal. O presidente do Sindieventos, Otávio Neves, e a esposa, Mariana, prestigiaram o show e ainda receberam do artista rosas vermelhas, que ele distribui a muitos fãs.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*