Somente no DF existem 822 estabelecimentos, e no último ano foram abertos 91
Por Samanta Sallum
O dia da pizza foi comemorado na quinta-feira passada, e o comércio celebra ótimos resultados. De acordo com o estudo anual Mercado de Pizzarias, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o setor vive um momento de expansão. Houve aumento de 9,52% nas aberturas de novas unidades em 2024, fazendo o setor crescer 7,25% no índice geral de pizzarias ativas em relação ao mesmo período de 2023.
O estudo considerou a amostragem de 36.568 estabelecimentos dos portes ME, EPP e LTDA ativos no país no último ano, o que simboliza 75% do mercado. O relatório ainda revela que foi registrado 48% menos fechamentos do que em 2023, totalizando 5.282 pizzarias inativas ou encerradas em 2024, menor número desde 2017.
No DF :
822 – Pizzarias ativas
5,79% – índice de crescimento em 2024
91 – novos estabelecimentos abertos
56.718 – Número de pizzas produzidas por dia
Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, a quarta edição do levantamento indica um setor aquecido com o aumento da concorrência e a necessidade de diferenciação. “Neste momento, o segmento de pizzarias caminha para uma fase mais madura, com profissionalização da gestão, e se mostra como uma oportunidade para investidores atentos à demanda regionalizada e à experiência como diferencial competitivo”, comenta.
Ranking
Tocantins o estado líder do ranking, com expansão de 32,20%. No total, no país, foram inauguradas 3.867 pizzarias em 2024. A região Sudeste segue com a maior concentração de estabelecimentos, com 51% das unidades em funcionamento. Em seguida, encontra-se a região Sul (20%), Nordeste (16%), Centro Oeste (9%) e Norte (4%).
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.
O ministro Dário e a governadora do DF se falaram na segunda-feira por telefone Por…
Por SAMANTA SALLUM Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi…
Por SAMANTA SALLUM Empossada há algumas horas como governadora do Distrito Federal, Celina Leão, mandou…
Por SAMANTA SALLUM “Tempo”, coleção que marca os 36 anos da Avanzzo, chega às suas…
Marco Antônio Costa Júnior, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, assume a presidência da…
Por SAMANTA SALLUM A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…