– Coluna Capital S/A de 13 de junho
Por Samanta Sallum
Levantamento da CNI aponta que o capital privado é responsável por mais de 70% dos aportes em infraestrutura desde 2019. Esse índice se mantém para 2025, sobretudo nos setores de energia, transportes e saneamento. A estimativa é de que a infraestrutura receba R$ 277,9 bilhões neste ano. Apesar dos avanços nos últimos anos, a infraestrutura nacional ainda precisa superar deficiências para colocar o país em condições de concorrer internacionalmente e garantir a efetiva inclusão nas cadeias globais de valor.
Entre as principais dificuldades, segundo a CNI, estão entraves regulatórios, demora no processo de licenciamento ambiental e investimentos insuficientes.
“O ambiente de negócios deve ser mais atrativo. Hoje, lidamos com juros altíssimos, que desestimulam o investimento produtivo e encarecem o crédito. São dois dos maiores problemas do Custo Brasil, que freiam nossa capacidade de modernizar a infraestrutura. E uma infra melhor reduz desigualdades, traz competitividade e impulsiona o crescimento da economia”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.
– Saneamento básico e transportes
Os investimentos em infraestrutura – somados púbico e privado –, em 2024, corresponderam a 2,27% do Produto Interno Bruto (PIB), alta de 0,24 ponto percentual do PIB em relação ao início do quadriênio 2021-24. Para 2025, o estudo projeta investimento na ordem de 2,21% do PIB, com avanços nos setores de saneamento básico e transportes.
– Pilares defendidos: agências reguladoras sem interferência política
O estudo da CNI aponta pilares para dar suporte a mais investimentos. Entre eles:
• Fortalecer o papel do BNDES.
Posse na Ademi/DF será em 2 de julho
A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi/DF) escolheu sua nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, para o biênio 2025-2027: atual vice-presidente administrativo e financeiro da entidade, o empresário Celestino Fracon Júnior foi eleito ontem presidente em assembleia geral ordinária e votação realizadas online.
Ele substitui Roberto Botelho, que liderou a entidade de 2023 a 2025. A posse administrativa da nova diretoria está marcada para 02 de julho, às 09h00, na sede da entidade.
Formado em Engenharia Civil e nascido em Minas Gerais, Fracon Junior tem 53 anos e atua na construção civil há 32 anos. É sócio da Habitar Empreendimentos.
Fracon terá como vice-presidente administrativo e financeiro o empresário Leonardo Oliveira de Ávila, atual diretor de assuntos legislativos da Ademi/DF. “É uma grande honra e muita responsabilidade liderar nossa entidade. Daremos passos novos, sempre focados no fortalecimento do nosso setor e no atendimento da expectativa da população”, disse Fracon Júnior.
CBIC anuncia presidente-executivo
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, anunciou a criação e ocupação formal do cargo de presidente-executivo da entidade. O nome aprovado por unanimidade para assumir a função foi o de Fernando Guedes (foto), atual vice-presidente Jurídico da CBIC, em um movimento pela modernização da gestão e a ampliação da atuação institucional.
“Idealmente, deveria ser alguém que conhecesse o modus operandi da CBIC, que fosse um de nós, com trânsito político e de total confiança. E o Fernando atende a todos esses pontos”, destacou Correia. “Vamos fazer um trabalho ainda melhor com essa profissionalização da entidade, que merece uma gestão estruturada e voltada para resultados”, reforçou Fernando Guedes.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …