Por Samanta Sallum
No mesmo dia que o Copom aumentou mais uma vez a Selic, a Câmara Brasileira da Industria da Construção divulgou pesquisa que aponta ser esse o maior problema do setor. O custo da construção civil voltou a subir acima da inflação oficial do país, mas a taxa de juros elevada ainda é a principal preocupação dos empresários. E passa a ser de 14,75% ao ano, maior patamar em quase 20 anos.
Sobre a inflação, de acordo com o levantamento, o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), da FGV, acumulou alta de 7,54% nos últimos 12 meses encerrados em março de 2025. No mesmo período, o IPCA registrou variação de 5,48%.
“As dificuldades de crédito que a alta taxa de juros impõem e a elevação dos custos comprometem a viabilidade de projetos, afetam o equilíbrio econômico-financeiro das obras e dificultam o planejamento de novos empreendimentos, sobretudo na habitação de interesse social”, avaliou o presidente da CBIC, Renato Correia.
Custos com a mão de obra e equipamento puxam alta de preços
Dois componentes principais puxaram o aumento do INCC. O custo com mão de obra apresentou avanço expressivo de 9,96% nos últimos 12 meses finalizados em março de 2025, reflexo de negociações salariais e reajustes regionais. No mesmo período, o custo com materiais e equipamentos acumulou alta de 6,09%, o que pode estar refletindo aumentos nos custos de produção dos insumos.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …