Por Samanta Sallum
A Associação de Bares e Restaurantes do DF obteve grande vitória em ação judicial que transitou em julgado, não cabendo mais recursos. A decisão concede aos empresários associados e enquadrados no Lucro Real ou Presumido o direito ao ressarcimento, retroativo a 2008, de verbas patronais, referentes a pagamentos indevidos de INSS.
Os valores recuperáveis incluem os que foram recolhidos em coma do pagamento de auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade e 1/3 de férias.
O benefício vem em momento importante para o setor, que ainda se recupera dos prejuízos do período de pandemia. Muitas empresas ainda pagam dívidas da época.
“Muitos empresários evitam os reajustes para não afastar os clientes, o que acaba os mantendo no ciclo do endividamento. Essa pressão sobre a lucratividade é desafiadora para nossa atividade. Esperamos que essa vitória judicial venha como uma ajuda financeira aos nossos associados para terem fôlego de manterem as operações”, explicou o presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro.
A ação foi ajuizada em parceria com o escritório de advocacia Nelson Williams. Agora os empresários associados devem procurar o escritório para ser calculado o que o INSS deve a cada um. Quem se associar à Abrasel terá o direito garantido.
Ciclo de endividamento
Pesquisa da Abrasel revelou oscilações no desempenho financeiro das empresas. Em fevereiro, 39% dos negócios operaram com lucro, enquanto outros 26% fecharam o mês no prejuízo. A Inflação preocupa os empresários.
Com o aumento nos custos operacionais, muitos seguem enfrentando dificuldades para reajustar os preços dos cardápios. Segundo o levantamento, 25% dos estabelecimentos não conseguiram realizar qualquer reajuste. Outros 61% conseguiram reajustar os valores conforme ou abaixo da inflação.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …