Obra inaugurada em dezembro de 2002 precisa de manutenção. TCDF pediu ampliação do serviço para todos os blocos e pilares de sustentação
Por Samanta Sallum
A Novacap informou ao Tribunal de Contas do DF que vai revogar o edital da primeira etapa de obras de manutenção da Ponte JK, após constatar a necessidade dos ajustes apontados pelos auditores. A decisão foi confirmada durante reunião entre representantes da Novacap e o relator do processo que analisa a licitação na Corte, desembargador Renato Rainha. Também participaram do encontro auditores de controle externo do TCDF.
“Nós pedimos que a nova licitação seja conduzida com a máxima urgência, considerando a importância da obra para a segurança e a mobilidade da população, mesmo eles nos garantindo que não há risco de desabamento da ponte”, afirmou Renato Rainha.
Juntas de dilatação
Em abril, a Novacap começa a subsitiuição das juntas de dilatação. Mas a reforma estrutural mesmo depende desse edital analisado pelo TCDF.
Transparência nos custos
A licitação havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas devido a falhas no planejamento da obra, como a falta de justificativa técnica para a exclusão de alguns blocos de fundação no projeto de reforma e a ausência de critérios claros para o tratamento de fissuras. Além disso, a Corte de Contas identificou inconsistências nos preços unitários de diversos serviços e exigiu maior transparência na composição dos custos da obra.
Uma nova inspeção com apoio do Corpo de Bombeiros também foi realizada, e uma das principais mudanças será a ampliação dos estudos técnicos nos pilares e blocos de fundação.
Impacto da água
Há 10 anos, uma análise por amostragem avaliou apenas quatro pilares da ponte. Agora, todos os 12 blocos e pilares serão inspecionados, incluindo aqueles submersos. O objetivo é verificar como a ação da água pode estar impactando a estrutura de concreto, identificando possíveis fissuras causadas por reações físico-químicas ao longo do tempo.
Por Samanta Sallum Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento…
A nova unidade do Senac terá mais de 30 cursos, sendo 10 voltados para gastronomia…
Por Samanta Sallum Atriz que interpreta Vera Paiva, a Veroca, em “Ainda Estou Aqui”, que concorreu…
Por Samanta Sallum Com objetivo de capacitar empreendimentos do setor turístico em práticas de sustentabilidade…
Organização do evento saiu da Secretaria de Cultura para ser liderada pela Secretaria de Turismo.…
Celso Sabino disse ao Correio que tratou do assunto com o novo presidente do Senado,…