Por Samanta Sallum
O Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), gerenciado pelo Sebrae, viabilizou R$ 3 bilhões em crédito para cerca de 46 mil empreendimentos. De acordo com o balanço da entidade, antecipado com exclusividade para a Capital S/A, o valor é 73% maior comparado com o ano de 2023.
“O acesso a crédito é um dos maiores desafios para os pequenos negócios, e a grande barreira é a falta de garantia”, explica o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“Os fundos de aval, como o Fampe, são essenciais para ampliar as chances de obtenção de crédito. Com o programa Acredita, os empreendedores e empreendedoras poderão sair com uma estratégia de crescimento e de expansão da empresa para gerar mais empregos e melhorar seu faturamento”, reforça Décio.
Avalista para as instituições bancárias
O Sebrae tem atuado junto ao governo federal por meio do programa Acredita para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a financiamento. Apenas via Fampe, 29 instituições bancárias estão aptas a ofertar os recursos.
Mutirão
Entre as atividades, os financiamentos foram endereçados a Comércio (52,6%), Serviço (28,7%) e Indústria (18,5%). “Nós estamos em contato direto com os empreendedores, fazendo mutirões de atendimento. E esses resultados mostram nosso comprometimento com a principal demanda dos pequenos negócios brasileiros”, destaca Valdir Oliveira, gestor do Fundo de Aval do Sebrae.
Cooperativas
As cooperativas foram as que mais concederam crédito: 67% das transações com aval do Fampe vieram dessas instituições. A Caixa ficou em segundo lugar com 22%, BDMG com 5% e BNB, 2%.
Balanço de 2024:
200 mil
Foi o número de empreendedores interessados em crédito atendido pelo Sebrae nacional.
68 mil
Total de horas de consultoria realizadas.
431 mil
Horas de capacitação para empreendedores.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …