Estratégia de Ibaneis para evitar desgastes com PDOT

Compartilhe

Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição de novos setores habitacionais. Governador não quer passar pelas turbulências políticas e ter de vetar emendas como no PPCUB

Por Samanta Sallum

O governador do DF, Ibaneis Rocha, ao lado do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, afirmou que a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) é sua prioridade em 2025. E já está empenhado em evitar os desgastes políticos e de comunicação que ocorreram na aprovação do PPCUB, no ano passado. Quer antecipar a participação dos deputados distritais no processo para que, quando o projeto chegar à Câmara Legislativa, já estejam bem inteirados do tema. E principalmente a população.

Ibaneis afirmou que vai garantir a participação da comunidade. “Queremos dar segurança aos investidores da cidade, do ponto de vista imobiliário, e a toda a população de que teremos o melhor PDOT para o DF”, frisou.

Atraso de 5 anos

O PDOT em vigor é de 2009. Ele deve ser revisado e atualizado a cada 10 anos. Mas, devido à pandemia, houve grande atraso no processo.

Desde 2023, estão sendo realizadas audiências públicas nas regiões administrativas para a elaboração da nova proposta a ser enviada como projeto de lei pelo GDF à CLDF.

O calendário previsto é que em junho seja levado ao Conplan para, em seguida, em julho, ir à Câmara e ser aprovado pelos distritais até dezembro.

O PDOT estabelece diretrizes de desenvolvimento para os próximos 10 anos. Prevê regularização de áreas, novos setores para habitação.

“Esse é o projeto mais importante do mandato do governador Ibaneis do ponto de vista urbanístico. Estamos ouvindo a população e queremos que os deputados conheçam profundamente o projeto”, explicou à coluna o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Habitação do DF, Marcelo Vaz.

Uma das preocupações refere-se às emendas dos parlamentares ao projeto. “Queremos evitar a aprovação de emendas inconstitucionais, como aconteceu no PPCUB”, completou Marcelo Vaz.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #CLDF #desenvolvimento #GDF #Habitação #IbaneisRocha #MarceloVaz #Pdot #PPCUB #urbanismo #WellingtonLuiz Conplan

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Aeroporto de Brasília é o segundo mais pontual do mundo. Confira o ranking

Terminais e companhias aéreas são avaliadas anualmente pela Cirium, empresa global de análise da dados…

16 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Comércio pós-Natal: aberta temporada de liquidações

Por SAMANTA SALLUM  Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio do…

17 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Look detenção impulsiona vendas da Nike

Por SAMANTA SALLUM  Depois das Havaianas, agora são as peças sportwear da Nike que viralizaram…

18 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

GDF libera pagamento de 206 mil servidores

Cerca de R$ 2,5 bilhões estão sendo pagos a funcionários públicos ativos e inativos. E…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

“Não dá mais para populismo. Quem vai pagar a conta de tantos absurdos?”, desabafa presidente da CNI

Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal em colisão com o STF provoca turbulência contábil em empresas

Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…

1 semana atrás