Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição de novos setores habitacionais. Governador não quer passar pelas turbulências políticas e ter de vetar emendas como no PPCUB
Por Samanta Sallum
O governador do DF, Ibaneis Rocha, ao lado do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, afirmou que a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) é sua prioridade em 2025. E já está empenhado em evitar os desgastes políticos e de comunicação que ocorreram na aprovação do PPCUB, no ano passado. Quer antecipar a participação dos deputados distritais no processo para que, quando o projeto chegar à Câmara Legislativa, já estejam bem inteirados do tema. E principalmente a população.
Ibaneis afirmou que vai garantir a participação da comunidade. “Queremos dar segurança aos investidores da cidade, do ponto de vista imobiliário, e a toda a população de que teremos o melhor PDOT para o DF”, frisou.
Atraso de 5 anos
O PDOT em vigor é de 2009. Ele deve ser revisado e atualizado a cada 10 anos. Mas, devido à pandemia, houve grande atraso no processo.
Desde 2023, estão sendo realizadas audiências públicas nas regiões administrativas para a elaboração da nova proposta a ser enviada como projeto de lei pelo GDF à CLDF.
O calendário previsto é que em junho seja levado ao Conplan para, em seguida, em julho, ir à Câmara e ser aprovado pelos distritais até dezembro.
O PDOT estabelece diretrizes de desenvolvimento para os próximos 10 anos. Prevê regularização de áreas, novos setores para habitação.
“Esse é o projeto mais importante do mandato do governador Ibaneis do ponto de vista urbanístico. Estamos ouvindo a população e queremos que os deputados conheçam profundamente o projeto”, explicou à coluna o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Habitação do DF, Marcelo Vaz.
Uma das preocupações refere-se às emendas dos parlamentares ao projeto. “Queremos evitar a aprovação de emendas inconstitucionais, como aconteceu no PPCUB”, completou Marcelo Vaz.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…