Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI
Por Samanta Sallum
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou a quarta baixa consecutiva, que acumula queda de 4,3 pontos desde setembro do ano passado. Em janeiro, caiu 1 ponto. Os dados são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os empresários passaram de um estado de neutralidade, em dezembro, para o de falta de confiança, em janeiro. A última vez que os industriais estiveram pessimistas foi em maio de 2023, há 20 meses.
“O pessimismo faz com que os empresários tendam a adiar decisões com relação a investimentos, aumento de produção e contratações, na expectativa de um cenário mais favorável. Isso pode se traduzir em uma melhora do próprio índice e, depois, nas decisões de negócio”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Em janeiro, os dois componentes do ICEI recuaram. Vale lembrar que o indicador é composto pelo Índice de Condições Atuais e pelo Índice de Expectativas. O primeiro caiu 2,3 pontos: de 46,5 para 44,2.
Isso significa que a avaliação dos empresários sobre as condições atuais da economia e das próprias empresas se tornaram ainda mais negativas em relação aos seis meses anteriores.
A pesquisa aponta que o segundo componente diminuiu 0,4 ponto: de 51,9 para 51,5. As perspectivas dos empresários para os próximos seis meses continuam positivas, mas isso se deve à avaliação que eles fazem das próprias empresas, uma vez que as expectativas quanto ao futuro da economia do país se tornaram mais pessimistas.
Para esta edição da pesquisa, a CNI consultou 1.232 empresas: 469 de pequeno porte; 459 de médio porte; e 304 de grande porte, entre os dias 7 e 13 de janeiro de 2025.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …