PIX protegido: efeito viral da oposição contra Receita Federal faz governo recuar

Compartilhe

Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news

Por Samanta Sallum

Depois de mais um desgaste de comunicação, o Ministério da Fazenda recuou na medida referente ao Pix. Foi após o efeito viral do vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL/MG), com mais de 150 milhões de visualizações, em que ele alarma a população para as pretensões do governo federal de taxar o Pix, a ferramenta digital de operação financeira mais usada pelos brasileiros.

A Receita Federal anunciou que vai derrubar a instrução normativa que aumentava a fiscalização sobre transferências até R$ 5 mil do Pix de pessoas físicas.

“Pessoas inescrupulosas”

Segundo o governo federal, “pessoas inescrupulosas distorceram o ato normativo, causando pânico”. Os bolsonaristas partiram para uma ofensiva nas redes sociais, apontando que o governo poderia cobrar imposto sobre as operações do Pix e que iria apertar os usuários com a fiscalização.

O ministro Fernando Haddad e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmaram que, em momento algum, pensou-se em taxar as transações do Pix. Mas já não havia tempo de conter o alastramento das fake news. O jeito foi cortar o mal pela raiz e derrubar a medida.

O deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram, alcançou 13,4 milhões.

Desviar o foco

Analistas avaliam que a estratégia com a medida do Pix era desviar o foco do problema dos gastos públicos, acenando para mais eficiência em arrecadação. Mas acabou sendo tiro no pé.

Segundo Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal, o barulho sobre mudanças no Pix não passou de alarme falso. Em entrevista ao programa CB Poder, ele apontou que esse tipo de fiscalização sobre as operações financeiras já existe desde 2001.

“E não faz o menor sentido se falar em taxar uma ferramenta. O Pix é uma ferramenta. O que se taxa são as operações de crédito e débito. Não vi novidade alguma na medida do governo”, explicou.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #EveraldoMaciel #FernandoHaddad #governofederal #MinistériodaFazenda #NikolasFerreira #Pix #ReceitaFederal #RobinsonBarreirinhas #taxação

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

BRB cancela assembleia de acionistas que elegeria presidente de conselho

Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril Por SAMANTA SALLUM A…

13 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina Leão repudia imagem de evangélicos enlatados na Sapucaí

“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

A economia criativa e efervescente que faz o carnaval acontecer

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro  Em cada bloco, evento, desfile…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Empresas defendem negociação coletiva por setores para mudanças na jornada de trabalho

“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

2 semanas atrás