Créditos tributários para incentivo à transição energética

Compartilhe

Samanta Sallum

A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana de trabalhos de 2024, o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN), que cria condições para que empresas interessadas em implementar projetos, como de produção de biocombustíveis, tenham uma espécie de garantia para acessar financiamentos com taxas de juros mais atrativas.

O programa possibilita que os créditos tributários, precatórios e direitos creditórios de pessoas jurídicas sejam integralizados em um fundo de aval, o Fundo Verde, que será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

O presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), comemorou a aprovação do programa de aceleração. “O projeto vai expandir a infraestrutura voltada ao desenvolvimento sustentável com a utilização de créditos tributários e do instrumento da Transação Tributária”.

Ele explica que o programa não é um subsídio. “O PATEN vai disponibilizar recursos fundamentais para que o Brasil possa acelerar sua migração para um modelo econômico mais sustentável. E o melhor: sem qualquer subsídio, subvenção ou desoneração governamental.”

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #ArnaldoJardim #biocombustíveis #BNDES #CâmaradosDeputados #créditotributário #desenvolvimento #incentivo #PATEN #sustentabilidade #transiçãoenegética

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Páscoa: aumento de preços e de juros reduz projeção de vendas

Este ano, em todo o país, foram colocados no mercado 47 milhões de ovos de…

2 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Criação de áreas habitacionais pelo PDOT demanda mais comércio e serviços no DF

Por Samanta Sallum  Considerado por representantes do setor produtivo, pelo GDF e pela Câmara Legislativa…

3 horas atrás
  • Matéria

Jeans do Bem: projeto social posiciona-se no mercado de luxo

Por Samanta Sallum O Jeans do Bem surgiu como uma iniciativa social do grupo Levvo,…

3 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

“Nosso jurídico dará parecer sobre compra do Master pelo BRB”, diz presidente da Câmara Legislativa

Por Samanta Sallum A Câmara Legislativa questiona o parecer da Procuradoria do DF que dispensa…

24 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Associações comerciais defendem voto distrital misto e transparência nos gastos públicos

Confederação que representa 2 milhões de empresários vai instalar painel Gasto Brasil, em via pública,…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Estatais vão assinar compromisso com o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão

Por Samanta Sallum  Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento…

4 semanas atrás