Número de pessoas que não consegue pagar as contas dobrou no DF

Compartilhe

Subiu de 197 mil para 422 mil o total de brasilienses inadimplentes na comparação de novembro de 2023 com o mesmo período deste ano

Por Samanta Sallum

Em novembro de 2024, o percentual de pessoas com contas em atraso apresentou alta de 0,3 ponto, subindo de 39,5% em outubro para 39,8% em novembro. Em termos absolutos, 3,4 mil famílias passaram a integrar o grupo de inadimplentes, totalizando 422 mil em novembro. Esse número é 111% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando havia 197,1 mil famílias inadimplentes.

13º para pagar dívidas

A injeção de mais de R$ 10 bilhões em pagamentos do 13º salário na economia do DF pode trazer impactos positivos. Uma parcela significativa desses recursos deve ser direcionada ao pagamento de dívidas por famílias inadimplentes.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic-DF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os principais tipos de dívidas das famílias no Distrito Federal são: o cartão de crédito, que lidera com 64,1%, destacando-se como o principal meio de endividamento. Em seguida, vêm o crédito pessoal, com 14,5%, e o financiamento de casa, com 13,3%. O financiamento de veículos representa 11,8%, enquanto carnês de compras correspondem a 8,8%.

Endividamento menor

O índice de endividamento das famílias no Distrito Federal registrou uma redução de 2,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, passando de 71% em outubro para 68,9%. Esse movimento marcou o quinto mês consecutivo de queda no endividamento. Em números absolutos, o total de famílias endividadas caiu de 752,5 mil para 731 mil no período.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic-DF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Conplan se manifesta contra novos adiamentos na revisão do PDOT

O prazo para recebimentos de propostas da população, que venceria em 5 de abril, foi…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

“O Brasil não pode recuar para o protecionismo”, afirma Hugo Motta

Em evento liderado pelo PL, que reuniu a Frente Parlamentar do Livre Mercado, presidente da…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Rafael Lucchesi sai da CNI para assumir grupo Tupy

Por Samanta Sallum  Rafael Lucchesi deixa, nesta semana, uma das funções mais importantes da Confederação…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Cerva ao Quadrado: mercado cervejeiro brasiliense ganha representatividade

Por Samanta Sallum Com o objetivo de organizar e ampliar a atuação do setor de…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Semana S do Comércio em Brasília terá projeto social e shows na Torre de TV

Por Samanta Sallum  O maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro levará lazer, cultura, saúde,…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A
  • Sem categoria

“Presidente Lula será parte da solução. Não devemos desistir dos EUA” , afirma Apex

Jorge Viana apontou a união de todos os setores políticos do país pela aprovação da…

1 semana atrás