Nova lei garante permanência da operação da Caesb no DF

Compartilhe

No formato anterior, a concessão, aprovada em 2002, se encerraria em 2032. E a empresa teria de disputar uma licitação pública para continuar a atuar na capital federal

Por Samanta Sallum

A Câmara Legislativa aprovou por unanimidade projeto de lei que reforça a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) como empresa pública. A iniciativa, que partiu do GDF, altera a estrutura da companhia para garantir segurança jurídica. Uma das principais mudanças é o formato de concessão para o de prestação de serviços direta. Isso assegura a permanência da Caesb como responsável pelos serviços de saneamento básico e fornecimento de água. No formato anterior, a concessão, aprovada em 2002, se encerraria em 2032. E a empresa teria de disputar uma licitação pública para continuar a operar no DF.

“O projeto nos dá segurança, porque dispensa discussões sobre a necessidade de prorrogação ou mesmo de uma nova concessão mediante licitação pública”, explicou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.

Autorização para produzir energia elétrica

A nova legislação também vai facilitar a modernização e a expansão das operações da empresa. A autorização para gerar e comercializar energia elétrica e gás para consumo próprio, por exemplo, vai reduzir os custos da companhia. A conta chega a R$ 170 milhões por ano pagos à empresa Neonergia.

“Atualmente, o alto consumo de energia necessário para a infraestrutura de saneamento faz com que esse seja um dos maiores gastos da empresa”, aponta Reis.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Dia das Mães sofre efeitos da guerra, do crédito caro e do endividamento das famílias

Projeção de faturamento do comércio é de R$ 14,47  bilhões. Mas setor avalia que diversos…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Continuaremos apoiando o BRB, mantendo o pagamento dos salários do Sesc e Senac no banco”, afirma Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  As folhas salariais do sistema S, vinculado à Federação do Comércio de…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Quem tem de resolver o problema do BRB é o GDF”, sentencia ministro da Fazenda

O chefe da área econômica do governo Lula afirmou que a conta dos prejuízos do…

1 semana atrás