Experiência interativa de abastecimento marítimo na Rio Oil & Gás

Compartilhe

Empresa dinamarquesa oferece visita guiada à embarcação da sua nova frota. Ela conta com motor elétrico, em substituição aos de combustão que emitem gás carbônico

Por Samanta Sallum

Rio de Janeiro- Entre os 550 expositores presentes na ROG.e (novo nome da Rio Oil & Gas) – que termina amanhã (26) – um dos destaques é a Bunker One, líder mundial na comercialização de combustíveis marítimos. O público do evento pode fazer uma visita guiada gratuita a uma embarcação que, recentemente, passou a integrar a frota da Nova Offshore, subsidiária da multinacional dinamarquesa. A procura foi tanta desde o primeiro dia do evento,  que a empresa precisou abrir horários extras de visitação. Em média, 150 pessoas têm visitado a balsa diariamente.

Além da embarcação, que é usada nas atividades de abastecimento de bunker (combustível marítimo), o público pode ver ao vivo o trabalho de reaproveitamento de uniformes. Costureiras da ONG Mulheres do Sul Global, parceira da empresa, estão transformando macacões usados pelos funcionários em ecobags.

“O objetivo é mostrar de forma didática como é o processo de abastecimento de grandes embarcações que passam pela Baía de Guanabara. E também apresentar esse projeto de upcycling, implementado há mais de um ano, que transforma uniformes que seriam descartados em novos produtos, como bolsas e estojos, que são doados para alunos de escolas públicas em Niterói. Assim, reiteramos nosso compromisso ambiental e social com a região onde está localizado o nosso terminal de operações”, diz Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One no Brasil.

Motor elétrico silencioso

As bombas de transferência de combustível (bunker) da balsa são acionadas por motor elétrico, em vez de motor à combustão. A vantagem é que a performance da bomba é melhor, ou seja, a capacidade de regulagem do fornecimento do combustível (bunker) que sai da balsa para os navios, que estão comprando o bunker, é mais eficiente (mais velocidade e mais segurança).

A Nova Offshore, subsidiária da Bunker One, é a única empresa no Brasil que faz o acionamento das bombas de transferência de combustível utilizando motores elétricos. Os motores estão nas cinco balsas da empresa em operação no país (porto do Rio Grande e Baía de Guanabara).

O motor à combustão tem ruído, emissão de gases e eleva mais a temperatura do ambiente. Outra vantagem dos motores elétricos, além de serem silenciosos e sustentáveis (eliminam a emissão de gases), é também favorecer o descanso dos tripulantes (sem barulho e sem produzir calor). Prova disso é que as acomodações são próximas à casa de máquina sem causar interferência no repouso da equipe.

O estande da Bunker One está em exposição na varanda externa do Armazém 4 do Píer Mauá.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #abastecimento #BunkerOne #combustíveis #comercialização #ecobags #FlavioRibeiro #MulheresdoSulGlobal #ROG.e #sustentabilidade

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empresa francesa ganha concessão da Rota dos Cristais

Desde 2007, empresa estrangeira não vencia leilão para gestão de rodovia no país. Concorrência do…

8 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Moda sustentável brasileira em destaque na Semana de Milão

Por Samanta Sallum  A ApexBrasil realizou evento inédito em Milão com a participação de 20…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Número de setores industriais confiantes é o maior em quase dois anos

Metalurgia e Biocombustíveis saíram da faixa de desconfiança sobre a economia na pesquisa CNI  Por…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Antes desmatavam. Agora, a nova forma de grilagem degrada e queima”, diz Sinduscon/DF

Sindicato da Indústria da Construção Civil reúne autoridades do Judiciário, GDF e Ministério Público em…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Epidemia das apostas: brasileiros já gastaram R$ 68 bilhões em jogos on-line

Jogo do Tigrinho é popular entre as mulheres. Uso do cartão de crédito sem controle…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Voluntários da Petrobras capacitam profissionais negros em advocacia empresarial

Por Samanta Sallum  Como parte de um trabalho voluntário, advogados da Petrobras criaram um curso…

7 dias atrás