Houve melhora expressiva para aquisição de bens duráveis. Mas, como ponto negativo, para travar ou inibir o consumo, está o difícil acesso ao crédito, segundo pesquisa da CNC
Por Samanta Sallum
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do Distrito Federal (ICF-DF) registrou crescimento de 2,9 ponto percentual ao deslocar-se de 105,2 pontos, no mês de julho, para 108,1 pontos em agosto, sendo este o melhor resultado desde fevereiro de 2015, consolidando uma tendência positiva iniciada em junho último.
“São dados muito positivos para nossa capital, pois em relação ao cenário nacional, o Distrito Federal apresenta intenção de consumo superior, que somou 102 pontos, enquanto aqui alcançamos 108. Todas as faixas de renda influenciaram positivamente essa tendência”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
No mês, embora haja uma melhora expressiva no momento para aquisição de bens duráveis, em recuperação após recuo, o responsável pelo resultado dos últimos três meses é a empregabilidade e a renda. Como destaque negativo para travar ou inibir o consumo, está o acesso ao crédito, pois 44,6% acha que está mais difícil conseguir empréstimo ou comprar a prazo.
Em agosto, todos os indicadores que formam o índice geral apresentam crescimento com destaque para compra de bens duráveis com oscilação positiva de 6,1%, seguido de perspectiva profissional 5,3%, renda atual 3,8%, nível de consumo atual 1,8%, perspectiva de consumo 1,5%, emprego atual 1,3%, e compra a prazo (acesso ao crédito) com avanço de 1,1%.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …