Segundo o Presidente em exercício, isso não afetará comércio entre Brasil e Argentina. E sobre alta do dólar, diz que “mercado é estressado”
Por Samanta Sallum
Em meio a atritos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente argentino Javier Milei se encontrou com Jair Bolsonaro (PL) em um evento de extrema direita em Santa Catarina, no domingo, e não participou da reunião do Mercosul na segunda-feira, no Paraguai. Apesar disso, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou hoje que o comércio entre Brasil e Argentina não será atingido por essa decisão do presidente. “Não afeta. São relações de Estado. O mau gosto do Milei é assunto dele. Temos que fortalecer as relações de Estado”, frisou. Alckmin participou em Brasília hoje do evento “Transformar Juntos”, organizado pelo Sebrae Nacional.
Sobre a alta do dólar, Alckmin defendeu o câmbio flutuante. Avalia que a moeda deve cair nos próximos dias. “Do mesmo jeito que subiu, o dólar reduz. Ele tem oscilações e deve ser flutuante mesmo. Acredito que vai cair mais. É que o mercado é estressado. Não tem nenhuma razão para ter ido no patamar que foi. A tendência é que caia “, comentou.
Em seu discurso, Alckmin reforçou ainda que o comércio entre os países do Mercosul precisa se intensificar. “O mundo é globalizado, mas o comércio é inter-regional. EUA, Canadá e México, 50% do comércio é só entre eles. Os 27 países da União Europeia, 60% do comércio é só entre eles. Na Ásia, 70% do comércio é só entre eles. Nós aqui na América Latina, é 26%. Nós temos que fortalecer o comércio entre os vizinhos” explicou.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…