Brasileiro é o que mais leva lista de compras ao supermercado

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O brasilieiro é o que mais tem o hábito de ir ao supermercado com uma lista bem definida de compras para não extrapolar nos gastos. Aliado a isso, há um comportamento novo no consumidor: ele vem abrindo mão de marcas em busca de melhores preços. É o que revela pesquisa apresentada na 43ª Convenção da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). O levantamento da NielsenIQ, com atuação em 90 países, aponta que 53% dos brasileiros definem previamente os itens de compra para o abastecimento doméstico. A média global é de 46%.

“Os brasileiros sentem que estão numa situação melhor do que há um ano. Mas estão ainda saindo de um cenário difícil, ainda estão endividados. Então, as pessoas ainda sentem a pressão no bolso e buscam não desperdiçar dinheiro na hora de abastecer seu lar”, explicou à coluna Domenico Tremarolli, diretor da NielsenIQ.

Doações para RS puxaram consumo em maio

O setor atacadista/distribuidor registrou crescimento em maio. A avaliação é de que a vontade dos brasileiros de fazer doações para a população do Rio Grande do Sul, atingida pelas enchentes, fez aumentar o consumo. As pessoas compraram, além de produtos para seu próprio uso, itens para doar. Houve aumento na procura por água, óleo e outros mantimentos.

Arroz garantido

A Abad informou que os fornecedores brasileiros de arroz garantiram ter o produto e que não há ameaça de falta por causa das enchentes no Sul. Foi registrado aumento, de uma semana para outra, em maio, de 20% nos preços, mas a tendência é de que eles estabilizem.

Delegação brasiliense

O presidente do Sindiatacadista-DF, Álvaro Silveira Jr, está participando do evento. O setor na capital federal vem crescendo de forma expressiva e ganhando destaque nacional. Empresas de Brasília aparecem no top 10 das maiores em faturamento do país. E serão premiadas hoje no evento que ocorre em Atibaia (SP).

Crescimento acumulado em 2024

Os mais recentes dados do Termômetro ABAD NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do atacadista distribuidor nacional, mostram crescimento do setor de +5,7% no acumulado do ano. Os dados foram apresentados ontem pelo presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini. A entidade reúne mais de 3 mil associados, atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios do país.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #ABAD #economia #gastos #sindiatacadista #supermercados

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Iphan esclarece, no Senado, posicionamento sobre PPCUB

Presidente do órgão sinaliza que poderá ajuizar ação contra trechos da lei aprovada. Já o…

44 minutos atrás
  • Coluna Capital S/A

Lula designa Inmetro para certificação do selo verde de produtos

Por Samanta Sallum  No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente,…

24 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Eletrobras patrocina equipe do DF campeã da Liga Feminina de Futsal

Por Samanta Sallum  Como reforço ao esporte e às ações de diversidade e inclusão, a…

24 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Agenda ESG no Funn Festival com foco na sustentabilidade

Por Samanta Sallum  O Funn Festival 2024, que já atraiu cerca de 200 mil pessoas,…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Ana Castela, Vivo e a força do agro

Por Samanta Sallum  Ana Castela, uma das artistas mais ouvidas no Spotify Brasil, é a nova…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Confederação do Comércio e do Turismo apoia projeto de lei que legaliza cassinos no país

Em votação apertada na CCJ do Senado, a proposta passou. Lula disse que sancionará se…

2 dias atrás