Por Samanta Sallum
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) encaminhou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) no último mês um pedido de aumento da tarifa de importação de pneus de carga e de passeio dos atuais 16% para 35%. A entidade alega um “surto de importações” de pneus de países asiáticos, principalmente originários de China, Vietnã, Malásia, Índia, Japão e Tailândia, as quais estariam prejudicando as fabricantes brasileiras. A decisão do Comex deve sair ainda este mês. Já a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) reagiu e afirma que a medida “é uma tentativa de controle de mercado por seis empresas estrangeiras que dominam o setor no país e deve ter repercussão imediata nos custos de frete e na inflação no Brasil.” O produto importado chega a ser 30% mais barato.
Alta no custo do frete marítimo
A tarifa de importação de pneus chegou a ser zerada em 2021 por conta do aumento dos custos do frete marítimo com reflexos diretos nos preços do transporte rodoviário nacional. No ano passado, foi reajustada para 16% após pedido da ANIP. Nos últimos meses, o custo do frete marítimo vem aumentando, pressionando o mercado de importados.
Estradas ruins demandam produto
De acordo com dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 65% do transporte de cargas no Brasil é feito por meio de estradas e rodovias. O mesmo estudo aponta que 67,5% das pistas estão em condições ruins, regulares ou péssimas, exigindo troca constante de pneus.
Deficiência logística
Dados da Confederação Nacional da Agricultura mostram que o produtor brasileiro de soja gasta, hoje, para levar a produção da fazenda até o porto, em média, US$ 92/tonelada, quatro vezes mais do que na Argentina e nos Estados Unidos, por conta da deficiência da logística nacional. Esse valor representa aumento de 228% em relação à década passada, quando a quantia gasta era de US$ 28/tonelada. O custo do frete é de cerca de 30% do total do preço final do produto.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…