Crédito: Lula Marques/ Agência Brasil
Diversas entidades empresariais se manifestaram conta a Medida Provisória 1.202, publicada na semana passada. A Abrasel solicitou uma audiência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a atual situação do setor e o quão afetado pode ser com a MP. Enviou documento apontando a vulnerabilidade do segmento, que ainda administra os prejuízos da pandemia.
Confederações
As confederações empresariais da agropecuária, do comércio, da indústria, dos serviços e dos transportes se uniram para também reagir à MP. Afirmaram que receberam “com surpresa e inconformismo as medidas de aumento de tributação anunciadas no final de 2023 e a forma como foram efetivadas, por meio da MP 1.202, sem diálogo prévio com as entidades e em oposição a posições recentemente tomadas pelo Congresso Nacional”. Assinam o manifesto CNA, CNI, CNC e CNT.
Adesão do setor da construção civil
Um outro manifesto reuniu 139 entidades do Brasil contra a Medida Provisória de reoneração da folha de pagamentos. O Sinduscon/DF também aderiu ao movimento. “O simples anúncio da MP, no mesmo dia da promulgação da lei que estendeu até 2027 a desoneração, desrespeitou o Legislativo e trouxe insegurança aos investimentos”, diz o documento.
Revogação do Perse
Já a Abrasel, em ação conjunta com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal em 2023 para ampliar o alcance das empresas que poderiam ser beneficiadas pelo Programa de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A discussão veio à tona de novo com a MP 1.202, que acabou revogando os incentivos fiscais do programa.
“Entendemos a intenção do governo, mas as mudanças no Perse vão prejudicar fortemente o setor, que pagou uma conta injusta e desproporcional para o bem-estar coletivo durante a pandemia e segue tentando se recuperar. A Abrasel vai procurar o ministro Haddad para apresentar a atual situação dos estabelecimentos. Estamos confiantes com a abertura dada por ele para conversar conosco e vamos trabalhar para entender de que forma podemos equacionar”, afirma Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel.
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…