As operadoras estão reagindo com investimentos em inteligência e mecanismos como token e biometria facial para tentar conter a ação de fraudadores
Por Samanta Sallum
Pesquisa do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), realizada pela consultoria Ernst & Young (EY), apontou que as fraudes e desperdícios causaram perdas estimadas entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões às operadoras de planos de saúde, só em 2022. A análise levou em conta dados financeiros de 14 operadoras e teve a participação de analistas jurídicos, de auditoria médica, empresas de tecnologia e instituições da área. O prejuízo equivale a 12,7% das receita anual do setor.
Notícias-crime
De 2018 a 2022, as associadas da FenaSaúde registraram 1.728 notícias-crime e ações cíveis no país relacionadas a fraudes, com o crescimento expressivo ano a ano. Só nos últimos dois, esses casos aumentaram 43%.
‘’Esses valores prejudicam diretamente os beneficiários de planos de saúde e as operadoras, que são uma importante engrenagem para o funcionamento do sistema de saúde do país. No final, todos pagam essa conta. São 50 milhões de beneficiários no país que precisam do serviço”, explica Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde.
Sistema de proteção
Desde a identificação da escalada de fraudes contra planos de saúde, as empresas associadas à FenaSaúde têm redobrado as medidas para combater as ações que lesam o sistema. As operadoras mantêm áreas específicas e possuem mecanismos como token e biometria facial para tentar conter a ação de fraudadores.
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…