As operadoras estão reagindo com investimentos em inteligência e mecanismos como token e biometria facial para tentar conter a ação de fraudadores
Por Samanta Sallum
Pesquisa do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), realizada pela consultoria Ernst & Young (EY), apontou que as fraudes e desperdícios causaram perdas estimadas entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões às operadoras de planos de saúde, só em 2022. A análise levou em conta dados financeiros de 14 operadoras e teve a participação de analistas jurídicos, de auditoria médica, empresas de tecnologia e instituições da área. O prejuízo equivale a 12,7% das receita anual do setor.
Notícias-crime
De 2018 a 2022, as associadas da FenaSaúde registraram 1.728 notícias-crime e ações cíveis no país relacionadas a fraudes, com o crescimento expressivo ano a ano. Só nos últimos dois, esses casos aumentaram 43%.
‘’Esses valores prejudicam diretamente os beneficiários de planos de saúde e as operadoras, que são uma importante engrenagem para o funcionamento do sistema de saúde do país. No final, todos pagam essa conta. São 50 milhões de beneficiários no país que precisam do serviço”, explica Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde.
Sistema de proteção
Desde a identificação da escalada de fraudes contra planos de saúde, as empresas associadas à FenaSaúde têm redobrado as medidas para combater as ações que lesam o sistema. As operadoras mantêm áreas específicas e possuem mecanismos como token e biometria facial para tentar conter a ação de fraudadores.
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…