Depois que Lula se referiu ao mercado como “ganancioso”, ministro da Economia reforçou meta fiscal. E anunciou novos nomes para o BC
Por Samanta Sallum
Ainda ecoa a declaração do presidente Lula, que caiu como uma bomba no meio empresarial. Ele afirmou que a meta fiscal de 2024 não pode obrigar o governo a começar o ano fazendo corte em obras e programas sociais. “Então, eu acho que muitas vezes o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida”, disparou. Causou rebuliço e deixou a batata fervendo na mão do ministro da Economia, Fernando Haddad. Hoje, ele veio a público para tentar acalmar os ânimos.
“Não há, por parte do presidente, nenhum descompromisso, pelo contrário. Se não estivesse preocupado com a situação fiscal, não estaria pedindo apoio da equipe econômica para orientação do Congresso”, afirmou o ministro. E reforçou: “Vou manter a meta. O presidente tinha se referido a um estudo, que eu mesmo apresentei a ele, que mostra os motivos da dificuldade de arrecadação”.
Para expressar que tem prestígio com o chefe, Haddad anunciou hoje os nomes dos novos diretores indicados ao Banco Central: Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira. “O presidente acatou minhas indicações”, declarou.
Os nomes devem ser indicados formalmente pelo presidente Lula da ainda nas próximas horas. Paulo Pichetti está sendo indicado para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos. E para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Elas ainda têm de passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Em votação, os senadores precisam aprovar as indicações na CAE e em plenário. A diretoria colegiada do Banco Central é composta pelo presidente, que atualmente é Roberto Campos Neto, e oito diretores.
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…