Por Samanta Sallum
Os bancos Bradesco, Itaú e Santander, junto com a Febraban, conseguiram liminar no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) para que a Abrasel tire do ar a campanha em defesa do parcelamento sem juros no cartão. Na visão da Abrasel, o fim ou alterações desta modalidade de pagamento, que representa 75% do total gasto com cartão de crédito no país, traria perdas para os cidadãos, para o setor de comércio e serviços e para o país, “em benefício exclusivo de instituições financeiras.”
A Febraban alega que nunca teve a intenção de acabar com o parcelamento sem juros e que apenas quer aprimorar. Acusou a propaganda da Abrasel de tentar confundir a opinião pública.
A polêmica com a reação da Febraban fez o vídeo da Abrasel ganhar ainda mais visualizações e apoio. Já está perto de 1 milhão. A entidade que representa todos os estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, bares, lanchonetes, etc) informou que vai manter os vídeos da campanha institucional no ar, e que não é associada ao Conar.
“No próprio pedido ao Conar, os bancos reconhecem que entregaram estudo ao governo apontando necessidade de mexer no parcelado sem juros. Para isso usam eufemismos, como _redesenho_ ou _remodelagem_. O que a Abrasel fez foi trazer este alerta para a sociedade”, afirmou à coluna, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
O meio político também se manifestou. O deputado Domingos Sávio (PL), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, criticou os bancos. “Querer acabar com o parcelado sem juros é ambição desmedida de alguns e isso jamais poderá ter o apoio do Congresso ou do Banco Central”, disse o parlamentar.
O deputado se opôs à ação dos bancos junto ao Conar. “Um absurdo quererem impedir a sociedade de se manifestar (contra o fim do parcelamento sem juros no cartão de crédito). A modalidade de pagamento é uma prática saudável da livre concorrência e que representa um grande estímulo ao consumidor.”
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…