Governadora em exercício do DF criticou distritais que votaram contra título de cidadão honorário de Brasília ao senador
Por Samanta Sallum
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou ontem o projeto de decreto legislativo nº 34/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador da Omar Aziz (PSD/AM). A homenagem foi proposta pelos deputados Robério Negreiros (PSD) e Jorge Vianna (PSD). Passou em turno único e redação final, com 16 votos favoráveis. E quatro contra. Hoje, a governadora em exercício do DF, Celina Leão, reagiu em relação aos parlamentares desfavoráveis à homenagem ao senador.
“Quero saber quem foram. Pois o senador Omar Aziz foi um grande aliado da nossa capital. Muito merecido ele receber o título de cidadão honorário. O que o senhor fez por Brasília é impagável”, frisou em evento, na hora do almoço, com a presença do senador Omar Aziz. O encontro foi organizado pelo Lide DF, reunindo cerca de 100 empresários e autoridades, no Lago Sul. O anfitrião foi o presidente do PSD/DF, o empresário Paulo Otavio.
Segundo Celina, os distritais que votaram contra conceder o título a Aziz merecem um ato de repúdio. Os votos contrários foram dos deputados Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (PL).
A homenagem foi concedida pela Câmara Legislativa pela ajuda de Aziz, como relator do Arcabouço Fiscal no Senado, em salvar o Fundo Constitucional do DF (FCDF). Ele retirou do texto a parte que alterava a forma de cálculo do Fundo, que representaria perda orçamentária para o Distrito Federal nos próximos anos. E, assim, preservou os recursos da União direcionados à capital.
“Não fiz favor a Brasília, fiz o justo para a capital federal. Não faria a outro ente federado o que não desejo para o meu estado. Eu que agradeço ao Distrito Federal pela homenagem, que me deixa feliz”, disse Omar Aziz.
Celina Leão, ao lado do deputado Chico Vigilante (PT), agradeceu a Paulo Octavio o empenho dele na defesa do Fundo Constitucional do DF. O dirigente do PSD local atuou na articulação com os colegas de partido, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e Omar Aziz, para que o orçamento de capital federal fosse preservado.
”Foi muito importante essa união. Paulo Octavio teve um papel muito importante”, destacou Celina. Ele complementou: “Fomos incansáveis, nos últimos meses, até que a situação estivesse resolvido pelo bem do Distrito Federal, da nossa capital, e da nossa população”.
O deputado Chico Vigilante foi convidado por Paulo Octavio a anunciar a notícia de que a Câmara tinha aprovado, com seu apoio, o título de cidadão honorário a Aziz. “Foi com os voto da grande maioria dos deputados que o nosso legislativo fez esse gesto de homenagem ao senador que fez um trabalho a favor de Brasília”, disse o petista.
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…