Por Samanta Sallum
Ao chegar no Brasil, há oito anos, o artesão Juan Pablo Martinez Quimara profissionalizou o talento que tinha para produzir mobiliários industriais, revestimentos e, assim oferecer, soluções para arquitetos. Ele está à frente da empresa Clorofila Studio (@clorofila_studio). Estruturas de aço com cobertura de vidro e forro de bambu são sua marca de sucesso.
Juan foi vencedor do Prêmio Brasília de Artesanato, promovido pelo Sebrae/DF, no ano passado. “O projeto que criei é uma mesa luminária, de serralheria, com tampo de compensado revestido de bambu, com haste de sucupira e madeira reaproveitada. Ela tem uma cabeça inspirada em uma retroiluminação que tem nas luminárias da Terceira Ponte, da Ponte JK, em que a luz é projetada desde uma fonte de LED contra um disco que a reflete para o ambiente”, explica o colombiano.
“Embora eu seja um artesão também sou um empreendedor, tenho visão de negócio. Quando a minha arte começou a ter retorno econômico e aceitação no mercado, pensei: ‘é isso mesmo que vou fazer’. E consegui ter uma solidez econômica”, conta Juan Pablo. E ele inspira outros artistas a seguir o caminho.
Ainda é possível concorrer aos prêmios Sebrae de artesanato e artes manuais de 2023. As inscrições foram prorrogadas até quinta-feira, 31 de agosto e podem ser feitas pelo site do Sebrae/DF. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, certificados e troféu, além de terem a divulgação de seus trabalhos nacionalmente.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…