Para não serem paralisadas, GDF vai contar com emendas parlamentares e financiamentos de bancos. Terracap vai licitar terrenos para novos bairros
Por Samanta Sallum
Mesmo mantendo o Fundo Constitucional a salvo, a previsão de recursos dos cofres locais, via arrecadação de tributos, “será quase zero”, em 2024, para investimentos como obras. Foi o que disse o governador Ibaneis Rocha, em reunião com empresários da construção civil, hoje à noite, revelando projeção preocupante para o cenário orçamentário do Distrito Federal no próximo ano.
“Um governador tem que saber administrar nos bons e nos maus momentos. Vamos buscar a solução, o dinheiro para não parar as obras com emendas da nossa bancada no Congresso e com financiamentos de bancos”, disse.
O problema da falta de caixa vem da queda de arrecadação de tributos, especialmente de ICMS de combustíveis. “Perdemos R$ 800 milhões”, apontou. Segundo Ibaneis, o momento “é difícil” e todos os estados estão enfrentando problemas orçamentários. “Os juros altos fazem as pessoas consumirem menos e, assim a arrecadação de impostos cai também. O DF tem uma economia baseada em comércio e serviços. Então, o impacto para nós é maior”, explicou.
O governador também adiantou que a Terracap terá papel importante para reforçar os cofres públicos. “A empresa vai lançar novos empreendimentos, licitar áreas para novos bairros”, explicou.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…