Setor também terá destaque no PAC que será lançado amanhã por Lula
Por Samanta Sallum
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), garantiu que, até o fim de 2023, o Marco Legal do transporte público brasileiro será aprovado no Senado e encaminhado à Câmara dos Deputados. “Nós sabemos da importância social e econômica do transporte público para o País. Vou me empenhar pessoalmente para que o PL seja aprovado neste segundo semestre. Precisamos combater a cultura da multiplicação dos automóveis e das motocicletas”, afirmou. A declaração foi feita durante a abertura do Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em Brasília, no Royal Tulip.
“Recebi os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Articulação Institucional, Alexandre Padilha, que falaram sobre o papel que o novo PAC terá para o transporte público brasileiro. Serão muitos projetos beneficiados e é importante que as prefeituras estejam preparadas”, adiantou Pacheco.
O PAC será lançado amanhã pelo presidente Lula no Rio de Janeiro.
Entrave à descarbonização da frota
As montadoras e operadoras de transportes urbanos do país afirmaram que o Brasil não possui linhas de crédito suficientes para incentivar a adoção de ônibus elétricos, que custam três vezes mais que o movido a diesel. O processo de descarbonização da frota também foi debatido no evento da NTU. O grande desafio é saber o custo da nova operação. Para ajudar, a ANTP está produzindo uma planilha que vai traçar valores médios e referências para servir de base às prefeituras, estados e empresas.
Investimento
A empresa brasileira Eletra está investindo R$ 150 milhões para lançar seis novos modelos de ônibus elétricos, o maior portfólio desse tipo de veículo no país.
Em junho, inaugurou uma fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nós dependemos muito da parceria do governo federal, da indústria, dos operadores de transporte e da população para que tenhamos mais ônibus elétricos “, afirmou a presidente da Eletra, Milena Braga. A empresa é líder nacional em produção de veículos elétricos.
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…