Conselho Nacional de Política Fazendária deu sinal verde para o Programa de Refinanciamento de Dívidas que irá beneficiar empresas e pessoa física
Por Samanta Sallum
Em reunião oficial hoje, presidida pelo chefe do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o Conselho Nacional de Política Fazendária aprovou a autorização para que o Governo do Distrito Federal realize o Refis 2023. Com o sinal verde, o governador Ibaneis Rocha vai nos próximos dias enviar projeto de lei à Câmara Legislativa. Os deputados distritais também precisam aprovar a medida.
Poderão ser renegociadas dívidas geradas até dezembro de 2022, pela proposta do GDF. O último Refis foi em 2021 e abrangeu apenas pendências financeiras até 2018. Neste, foram renegociados um montante de R$ 4 bilhões. Ainda não há estimativa do valor que poderá ser recolhido aos cofres do GDF com a nova edição do programa.
“O Governo do Distrito Federal tem empenhado esforços para reduzir o grau de endividamento no âmbito fiscal, principalmente para reduzir os impactos negativos decorrentes do cenário econômico vivenciado durante a pandemia Covid-19. O governador Ibaneis Rocha está sensível a essa questão e decidiu fazer”, explicou ao blog, o secretário-adjunto de Fazenda do DF, Marcelo Alvim. Foi ele que teve a missão de participar da reunião e convencer o Confaz a aprovar por unanimidade a proposta.
A reunião do Confaz foi em Sergipe, na manhã se hoje. Em pauta extra, foi analisado pelo colegiado o pedido proposto pelo GDF. O Conselho trata especificamente de renegociação de ICMS, o que atinge as empresas. Mas o governador vai incluir no projeto o benefício para pessoa física. Então, dívidas como IPTU também poderão ser renegociadas.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …