A ideia não foi bem recebida pela bancada do DF. Segundo o senador Izalci Lucas, a reunião foi “péssima”
Por Samanta Sallum
Parte da bancada do Distrito Federal se reuniu na tarde desta quinta-feira (1º), na Secretaria de Relações Institucionais, no Palácio do Planalto, para tratar sobre o reajuste das forças de Segurança Pública do DF. A expectativa era de que fosse entregue aos senadores e deputados o PLN, mas o governo sugeriu que o reajuste fosse parcelado em 3 vezes.
A ideia não foi bem recebida e em seguida ficou acordado que, na próxima segunda-feira, haverá outro encontro para debater a questão. Segundo o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), a reunião de hoje foi “péssima”.
“Estão querendo flexibilizar um acordo que já tinha sido firmado. Parcelar o reajuste até o ano de 2025 é inadmissível. O que nós queremos são os 18% em parcela única”, frisou Izalci. “Não aceitamos conversar sobre algo que não seja isso”, reforçou.
“Infelizmente, fomos surpreendidos pelo Palácio do Planalto como uma proposta que distorce completamente a que foi encaminhada pelo GDF. Nós não aceitamos isso”, criticou o deputado distrital Roosevelt Vilela (PL).
A ideia do governo federal é pagar uma parcela de 9% em julho de 2023, uma de 4,5% em janeiro de 2024 e a última, de 4,5%, em janeiro de 2025.
O que se esperava era que fosse apresentado pelo governo federal, conforme acordado há 1 mês, o Projeto de Lei do Congresso Nacional, o chamado PLN, abrindo orçamento para a emissão da Medida Provisória, que autorizará a recomposição salarial que o GDF encaminhou de 18%, em parcela única.
Os parlamentares do DF foram recebidos por Valmir Prascidelli – Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares SRIPR, e José do Carmo Siqueira – Secretário Executivo Adjunto / SRI/PR. A reunião também contou com a presença do líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues.
Participaram do encontro também a senadora Leila Barros, os deputados federais Rafael Prudente, Erika Kokay, Júlio César, Reginaldo Veras; o presidente da CLDF: Wellington Luiz, os distritais Dra Jane, Roosevelt e Hermeto.
“Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo. Quero pôr o bonito numa caixa com…
Por SAMANTA SALLUM Com destaque para o ICMS (R$ 13,9 bilhões), o ISS (R$ 3,8…
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…