Por Samanta Sallum
Foi oficialmente iniciado o processo de participação da sociedade civil na revisão da lei que contém o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) do DF. A legislação em vigor é de 2012. E há exigência, definida em lei, de que o plano precisa ser atualizado a cada 10 anos. Regularização de ocupações habitacionais já existentes, como o assentamento 26 de setembro, e a criação de novas áreas para moradia de interesse social estão entre os pontos principais do Pdot.
A coluna apurou que a previsão é de que este ano seja dedicado às rodadas de participação das comunidades para fechar o texto final da proposta, que será encaminhado à Câmara Legislativa no início de 2024.
Oficinas participativas começam em Vicente Pires
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) vai dar início a 53 oficinas participativas que serão realizadas em todas as regiões administrativas. A primeira está agendada para 27 de maio, em Vicente Pires, a partir das 9h, no Colégio Liceu.
“Queremos buscar as contribuições da população para o Pdot, identificando, principalmente, qual a vocação de cada região: urbana, rural, comercial, residencial, entre outros perfis”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Vaz.
PPCUB em agosto
Já o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) está em estágio mais avançado. Deve ser entregue à apreciação dos deputados distritais em agosto.
O texto, no momento, está sendo revisto pelo Iphan, depois dos ajustes feitos em decorrência da audiência pública realizada em novembro passado. Em 40 dias, o órgão deve dar seu parecer, e uma última audiência pública será convocada para arrematar o projeto.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…