Por Samanta Sallum
A lei aprovada pelo Congresso que prorroga os prazos de financiamento do Pronampe será sancionada hoje pela Presidência. A medida vai ser um grande alívio para milhares de empreendedores que estavam ameaçados de falência.
O problema aumentou porque a taxa Selic disparou. Em 2020, quando o programa foi criado, a taxa de juros era de 2%. E, depois de 3 anos, chegou a 20%. Empresários viram as dívidas de empréstimos aumentarem numa escala que inviabilizou o pagamento. Muitos ficaram inadimplentes e até alvos de notificações judiciais por parte dos bancos.
Socorro na pandemia
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi criado como uma medida de socorro aos empreendedores durante a pandemia. Com a nova lei, o prazo para quitar o financiamento passou de 48 para 72 meses. Encerraria-se em 2024, e agora a dívida poderá se refinanciada até 2026.
Regulamentação
Cerca de 99% dos negócios no Brasil estão na faixa das micro e pequenas empresas. A regulamentação da lei será feita pela Secretaria Nacional da Pequena, Micro Empresa e Empreendedorismo, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, comandado por Geraldo Alckmin.
“Essa era uma medida urgente para o setor. Temos de reativar a economia do país a partir das micro e pequenas empresas. Agora, vamos oxigenar esse ecossistema produtivo responsável por tantos empregos”, afirmou à coluna Milton Coelho, secretário Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo. Coelho é ex-deputado federal pelo PSB de Pernambuco.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …