CPI dos Atos Antidemocráticos convoca coronel Cíntia para depor

Compartilhe

A comissão também pediu documentos à Presidência da República e à AGU

Por Samanta Sallum

O relator da CPI dos Atos Antidemocráticos, deputado distrital Hermeto (MDB), convocou a subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Cíntia Queiroz de Castro, para depor na CPI e prestar os devidos esclarecimentos sobre os fatos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023.

Ela já relatou em depoimento à Polícia Federal que a PM não fez o “devido planejamento próprio”. Afrmou que caberia à PM elaborar uma operação específica para lidar com a manifestação do dia 8 de janeiro.

A coronel disse ainda à PF que o documento com protocolo geral de operações para aquela data foi devidamente elaborado pela Secretaria de Segurança do DF e aprovado pelo então secretário, Anderson Torres. No entanto, ela aponta que ele não fez o papel de  acompanhar nem fiscalizar a execução daquele planejamento. E, assim, a PM teria ficado com a brecha para não intensificar as ações de proteção à Esplanada.

A comissão ouvirá o primeiro depoimento presencial na próxima quinta-feira, às 10h. Começará com o ex-secretário executivo de Segurança do DF delegado federal Fernando Oliveira. Ele ficou famoso pelos repetidos áudios que enviou ao governador afastado Ibaneis Rocha, na fatídica tarde de 8 de janeiro, afirmando que “tudo estava tranquilo”.

Imagens de circuito interno

Além da convocação, dois requerimentos feitos pelo relator, deputado Hermeto, foram despachados hoje, um encaminhado à Advocacia-Geral da União solicitando cópia integral de todas as ações civis e criminais que tenham como polo passivo a AGU em decorrência aos dias das invasões.

O outro requerimento foi feito à Presidência da República solicitando todos os documentos produzidos relacionados aos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, incluindo imagens do circuito interno e externo dos locais depredados, começando com duas horas antes do início das invasões até o final das ações.

“Tanto os depoimentos quanto as informações que serão fornecidas pelos órgãos são muito importantes. E a ausência desse material certamente limitará o alcance investigativo desta CPI, por isso como relator irei trabalhar para juntar todas as informações necessárias”, explicou Hermeto.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aprovação do PDOT dá sinal verde para regularização de 28 regiões

Coluna Capital S/A de 28 de novembro  Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

As voltas que o mundo dá: o sobe e desce de Paulo Henrique e Nelson Souza no BRB

Coluna Capital S/A de 27 de novembro  Por SAMANTA SALLUM  Nelson Souza era para ter…

1 semana atrás