Como incentivar o acesso e a participação feminina na ciência

Compartilhe

Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)

O próximo dia 11 é Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Para iniciar a semana desta celebração, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza hoje, a partir das 10h30, o seminário virtual “Mulheres na Ciência e Tecnologia: Repensando Gênero e Ciência”.

Representantes de instituições brasileiras e internacionais, parlamentares e pesquisadoras participarão de duas mesas temáticas, nas quais falarão sobre os obstáculos, desafios e conquistas femininas no campo científico; inovação, sustentabilidade e tecnologia, além da discussão de gênero no âmbito da ciência. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Correio no YouTube.

Desigualdade persiste
A Assembleia Geral da ONU definiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, com objetivo de incentivar o acesso e a participação feminina de forma igualitária.

No Brasil, as mulheres já são maioria em sete áreas das ciências: bioquímica, odontologia, imunologia e microbiologia, medicina, neurociência, enfermagem e farmacologia.

Mesmo assim, apenas 30% das estudantes que ingressam na universidade escolhem carreiras relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Apex de olho em Brasília

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, é o convidado do primeiro almoço-debate de 2023 do Grupo de Líderes Empresariais de Brasília, nesta quarta-feira, das 12 às 14h, no Royal Tulip Hotel. Como o tema “Potencial no comércio exterior do DF”, a reunião abordará as exportações como uma decisão estratégica importante para o desenvolvimento dos
seus negócios.

Riscos de incêndios na Feira dos Importados
Encerra hoje o prazo fixado pelo TCDF para que o Corpo de Bombeiros e o GDF adotem ações imediatas contra riscos de incêndios na Feira dos Importados. A interdição de lugares ou medidas paliativas que garantam a proteção à vida e ao patrimônio devem ser exigidas de imediato até que, em 30 dias, crie-se um plano de ação para garantir a segurança no local.

O conselheiro André Clemente cita em voto-vista, grandes catástrofes brasileiras, entre elas a da Boate Kiss, e mostra o quanto a burocracia e o descaso são frequentes: “A omissão de agentes públicos e o famoso empurra-empurra devem ser combatidos com a devida responsabilização dos envolvidos”, adverte.

O Corpo de Bombeiros enviou ao TCDF, em dezembro, um ofício no qual relata o descumprimento de normas de segurança contra incêndio e pânico na área que costuma receber cerca de 35 mil pessoas durante os fins de semana. Um incêndio de grandes proporções atingiu 44 barracas da feira no ano passado. Nada foi feito.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“O jogo da Reforma Tributária começa agora, depois das eleições”, avisa Pacheco a empresários

Presidente do Senado informou que, na próxima quarta-feira, o relator Eduardo Braga vai anunciar o…

12 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Distrito Federal precisa qualificar 186 mil profissionais para atender demanda da indústria

Construção, TI e Logística são os setores que mais precisam de novos profissionais na capital federal …

13 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Chapada dos Veadeiros entra no circuito internacional de turismo de luxo para destinos remotos

Por Samanta Sallum  A Chapada dos Veadeiros vai dividir espaço com Puyehue, no Chile, e…

13 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Câmara de Dirigentes Lojistas elege nova diretoria para 2025/2026

Por Samanta Sallum  O empresário Eduardo Pereira Neto é o novo presidente da Câmara de…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Iphan vai definir altura dos prédios no novo bairro Jóquei Clube

Projeto para mais uma região residencial avança, como também o de atualização do PDOT. E…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Abrasel adere à ação judicial contra apostas online

A ação judicial, que tramita no STF, sob a relatoria do Ministro Luiz Fux, busca…

1 semana atrás