Por Samanta Sallum
Copa do Mundo ajuda a elevar o número de contratações em relação ao mesmo período dos anos anteriores.
O comércio do Distrito Federal deverá contratar 2,4 mil trabalhadores temporários para o fim de ano. Nos dois últimos meses de 2021, foram contratadas 2 mil pessoas contra 1.100 do mesmo período em 2020.
Candidatos a emprego que desejarem se inscrever devem entrar no site www.sindivarejista.com.br e preencher gratuitamente o cadastro. Os currículos são enviados às lojas, que fazem a seleção.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindivarejista –, Sebastião Abritta: “Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo terá reflexos positivos sobre o Natal”. Isso se deve ao fato de o evento no Catar começar em 20 de novembro e terminar em 18 de dezembro, a apenas seis dias do Natal.
Vendas para o Natal
Como os jogos, em sua maioria, serão durante o dia, os comerciantes devem alterar o horário de funcionamento das lojas, o que ainda será decidido. O comércio estima que as vendas para o Natal devem crescer entre 17% e 19%.
Além dos presentes convencionais, como roupas, calçados e brinquedos, os televisores deverão ter aumento de pelo menos 23% no DF na procura por conta do Mundial.
Um estudo da CNC divulgado hoje projeta R$ 1,48 bi em vendas no comércio e serviços no país para a Copa do Mundo. A expectativa supera em 7,9% os valores do Mundial de 2018. Um dos destaques é que as importações de smart TVs quase triplicaram em setembro deste ano, em relação a 2021.
Projeção nacional de temporários é menor
A projeção nacional dos setores do comércio e de serviços é abrir 94,7 mil vagas temporárias até o final do ano em todo o país, com média de 1,5 funcionário contratado por empresa. Mas esse número é inferior ao registrado na mesma pesquisa de 2021 (105.723 vagas), e também que o de 2019 (103.211 vagas).
Funções
As funções que abrirão mais vagas serão as de vendedores (29%), ajudantes (24%), balconistas (16%), cabeleireiros (7%), manicures (7%) e entregadores (6%). Entre as empresas que farão contratações temporárias, 78% serão com duração de até 3 meses.
O levantamento é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.
Por Samanta Sallum Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento…
A nova unidade do Senac terá mais de 30 cursos, sendo 10 voltados para gastronomia…
Por Samanta Sallum Atriz que interpreta Vera Paiva, a Veroca, em “Ainda Estou Aqui”, que concorreu…
Por Samanta Sallum Com objetivo de capacitar empreendimentos do setor turístico em práticas de sustentabilidade…
Organização do evento saiu da Secretaria de Cultura para ser liderada pela Secretaria de Turismo.…
Celso Sabino disse ao Correio que tratou do assunto com o novo presidente do Senado,…