O moçambicano Aninho Mucundramo Irachande, 58, e sua esposa, a brasileira Rosângela Souza Irachande, 44, são proprietários da Cervejaria Dona Maria. Produzem, de forma artesanal, mais de 10 rótulos com ingredientes e frutos típicos do Cerrado. O que começou com uma atividade caseira virou agroindústria, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, às margens da BR-020, no Km 16, entre Sobradinho e Planaltina.
Registro do Ministério da Agricultura
O empreendimento começou em 2017. Aninho fez um curso de mestre cervejeiro e percebeu a oportunidade de negócio rentável. Adquiriu os equipamentos necessários para ampliar a fabricação. O projeto recebeu apoio da Emater e do Sebrae no DF. Tornou-se uma das primeiras cervejarias caseiras a ter registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Um dos propósitos da cervejaria é dialogar com a diversificada flora que temos aqui no Cerrado. Muitos dos ingredientes que usamos são produzidos em nossa propriedade, enquanto que outros são adquiridos de pequenos produtores da região”, conta o empresário.
A produção deles é comercializada no DF, Entorno e ainda em São Paulo. Chega a 6 mil litros por mês.
Biergarten
O casal abriu também no local um espaço acolhedor e descontraído, seguindo o conceito alemão de biergarten, no qual cervejas podem ser degustadas com petiscos. Tem capacidade para receber até 200 pessoas e fica aberto às sextas e aos sábados para almoço.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…