3C7A6E17-039D-4007-A21A-C7E078B9BD5E

Casal soma paixão por cerveja do Cerrado com espírito empreendedor

Publicado em Coluna Capital S/A

O moçambicano Aninho Mucundramo Irachande, 58, e sua esposa, a brasileira Rosângela Souza Irachande, 44, são proprietários da Cervejaria Dona Maria. Produzem, de forma artesanal, mais de 10 rótulos com ingredientes e frutos típicos do Cerrado. O que começou com uma atividade caseira virou agroindústria, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, às margens da BR-020, no Km 16, entre Sobradinho e Planaltina.

Registro do Ministério da Agricultura

O empreendimento começou em 2017. Aninho fez um curso de mestre cervejeiro e percebeu a oportunidade de negócio rentável. Adquiriu os equipamentos necessários para ampliar a fabricação. O projeto recebeu apoio da Emater e do Sebrae no DF. Tornou-se uma das primeiras cervejarias caseiras a ter registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Um dos propósitos da cervejaria é dialogar com a diversificada flora que temos aqui no Cerrado. Muitos dos ingredientes que usamos são produzidos em nossa propriedade, enquanto que outros são adquiridos de pequenos produtores da região”, conta o empresário.

A produção deles é comercializada no DF, Entorno e ainda em São Paulo. Chega a 6 mil litros por mês.

Biergarten

O casal abriu também no local um espaço acolhedor e descontraído, seguindo o conceito alemão de biergarten, no qual cervejas podem ser degustadas com petiscos. Tem capacidade para receber até 200 pessoas e fica aberto às sextas e aos sábados para almoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*