Por Samanta Sallum
O volume de vendas de imóveis, entre janeiro e março, atingiu o valor de R$ 15,83 bilhões, superando o acumulado do mesmo período em 2021. Um aumento de R$ 10,5 bilhões, o que representa crescimento de 197,60%. A variação se deve, principalmente, à redução da alíquota do ITBI de 3% para 1% a partir de janeiro de 2022.
“Esse resultado comprova que o mercado imobiliário se consolida como o grande porto seguro dos brasileiros. E a redução do ITBI contribuiu muito para que mais pessoas pudessem realizar o negócio”, avaliou o presidente do Sindicato da Habitação no DF (Secovi), Ovídio Maia.
Valores em estabilidade
Outro destaque da pesquisa do Secovi é em relação aos valores do m² dos imóveis, que, após o “boom” em 2019, seguem agora em estabilidade. O crescimento no valor médio de apartamentos no Plano Piloto, no primeiro trimestre de 2019, foi de 15,59%. Já no mesmo período em 2021 ficou em 7,79% ; e agora encontra-se em 2,69%.
Águas Claras
A tendência segue também na região de Águas Claras, onde o valor do m² no primeiro trimestre de 2019 teve um crescimento de 49,24%. Em 2021, de 16%; e no primeiro trimestre deste ano está em 2,56%.
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…
Por Samanta Sallum O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro…