Venda de imóveis no DF cresce quase 200% no primeiro trimestre

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O volume de vendas de imóveis, entre janeiro e março, atingiu o valor de R$ 15,83 bilhões, superando o acumulado do mesmo período em 2021. Um aumento de R$ 10,5 bilhões, o que representa crescimento de 197,60%. A variação se deve, principalmente, à redução da alíquota do ITBI de 3% para 1% a partir de janeiro de 2022.

“Esse resultado comprova que o mercado imobiliário se consolida como o grande porto seguro dos brasileiros. E a redução do ITBI contribuiu muito para que mais pessoas pudessem realizar o negócio”, avaliou o presidente do Sindicato da Habitação no DF (Secovi), Ovídio Maia.

Valores em estabilidade

Outro destaque da pesquisa do Secovi é em relação aos valores do m² dos imóveis, que, após o “boom” em 2019, seguem agora em estabilidade. O crescimento no valor médio de apartamentos no Plano Piloto, no primeiro trimestre de 2019, foi de 15,59%. Já no mesmo período em 2021 ficou em 7,79% ; e agora encontra-se em 2,69%.

Águas Claras

A tendência segue também na região de Águas Claras, onde o valor do m² no primeiro trimestre de 2019 teve um crescimento de 49,24%. Em 2021, de 16%; e no primeiro trimestre deste ano está em 2,56%.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Não dá mais para populismo. Quem vai pagar a conta de tantos absurdos?”, desabafa presidente da CNI

Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal em colisão com o STF provoca turbulência contábil em empresas

Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…

2 dias atrás
  • Sem categoria

O Natal polarizado das Havaianas: como a disputa política se manifesta em marcas e empresas

Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Receita Federal alerta donos de imóveis sobre novas regras tributárias

Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório  Por…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Distritais aprovam reajuste do IPVA, em sessão extraordinária

Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei  foi necessário…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Veja como será usado o 13o salário pela maioria dos trabalhadores

Coluna Capital S/A  Por SAMANTA SALLUM  A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…

1 semana atrás