Por Samanta Sallum
O volume de vendas de imóveis, entre janeiro e março, atingiu o valor de R$ 15,83 bilhões, superando o acumulado do mesmo período em 2021. Um aumento de R$ 10,5 bilhões, o que representa crescimento de 197,60%. A variação se deve, principalmente, à redução da alíquota do ITBI de 3% para 1% a partir de janeiro de 2022.
“Esse resultado comprova que o mercado imobiliário se consolida como o grande porto seguro dos brasileiros. E a redução do ITBI contribuiu muito para que mais pessoas pudessem realizar o negócio”, avaliou o presidente do Sindicato da Habitação no DF (Secovi), Ovídio Maia.
Valores em estabilidade
Outro destaque da pesquisa do Secovi é em relação aos valores do m² dos imóveis, que, após o “boom” em 2019, seguem agora em estabilidade. O crescimento no valor médio de apartamentos no Plano Piloto, no primeiro trimestre de 2019, foi de 15,59%. Já no mesmo período em 2021 ficou em 7,79% ; e agora encontra-se em 2,69%.
Águas Claras
A tendência segue também na região de Águas Claras, onde o valor do m² no primeiro trimestre de 2019 teve um crescimento de 49,24%. Em 2021, de 16%; e no primeiro trimestre deste ano está em 2,56%.
Ricardo Alban fez um manifesto hoje contra a escalada de gastos públicos e a sobrecarga…
Conselho Federal de Contabilidade afirma que exigência do órgão é “inexequível” neste ano. Confederação Nacional…
Gerenciar a linha tênue que separa identidade de marca e ousadia de discurso, jogada de…
Contratos de locação não residencial devem ser registrados até 31 de dezembro em cartório Por…
Atualização de base cálculo será em média de 1,72%. Novo projeto de lei foi necessário…
Coluna Capital S/A Por SAMANTA SALLUM A segunda parcela do 13º salário, que saiu nos…