Relator afirma que reforma tributária pode ser aprovada neste mês pelo Senado

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O relator da PEC 110, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou à coluna ser possível aprovar a reforma tributária ainda neste mês de abril. Segundo o parlamentar, há um esforço concentrado previsto, no Senado, para depois dos feriados.

“A parte das discussões na CCJ já foi encerrada. E, dos oito destaques apresentados, nesta semana já esclarecemos seis. Então, serão retirados. Estamos construindo o consenso. Será possível aprovar na comissão e no plenário no mesmo dia”, explicou Rocha.

O relator tem o apoio do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco. Ontem, ele voltou a defender “esforços” para aprovar a PEC 110. A proposta aguarda há meses pela análise da CCJ. Segundo Pacheco, “o texto é o que melhor reúne os anseios nacionais de uma desburocratização tributária para o Brasil”.

O texto substitui tributos atuais por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, ou seja, dividido em dois: o Imposto sobre Bens e Serviços, a ser cobrado por estados e municípios; e a Contribuição sobre Bens e Serviços, a ser recolhida pela União.

O setor produtivo está dividido. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a favor da aprovação da PEC. Já a Confederação Nacional do Comércio (CNC) tem uma série de ressalvas. A entidade alerta para uma sobrecarga de tributação sobre o setor de serviços.

Os senadores também estão divididos e muitos não acreditam no consenso para aprovar a matéria em ano eleitoral.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ministério da Fazenda já teria vetado ajuda ao BRB

O ministro Dário e a governadora do DF se falaram na segunda-feira por telefone  Por…

16 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

“O diálogo com quem movimenta a economia brasileira é essencial”, diz Alcolumbre

Por SAMANTA SALLUM  Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi…

17 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina cancela festa de aniversário de Brasília e recebe apoio de Manzoni do PL

Por SAMANTA SALLUM  Empossada há algumas horas como governadora do Distrito Federal, Celina Leão, mandou…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Avanzzo encerra operação em Brasília com coleção especial de despedida

Por SAMANTA SALLUM  “Tempo”, coleção que marca os 36 anos da Avanzzo, chega às suas…

6 dias atrás
  • Matéria

Edison Garcia deixa a presidência da CEB IPÊS

Marco Antônio Costa Júnior, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, assume a presidência da…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Justiça proíbe venda ou uso da Serrinha em operação do BRB

Por SAMANTA SALLUM  A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…

1 semana atrás