Por Samanta Sallum
Autodidata, Gabriela Feitosa, de 21 anos, conseguiu dominar uma técnica inovadora que lhe garantiu destaque no 1º Prêmio Brasília de Artesanato. Na infância, costumava observar a mãe, uma artesã de mão cheia especializada em crochê. Rapidamente, ela aprendeu as artes manuais. Com a pandemia, o que era até então um hobby virou uma fonte de renda e uma forma de se ocupar em casa no período de isolamento social.
Sucesso nas redes sociais
“Fiquei com tédio, literalmente. Não tinha muito o que fazer em casa. Então, decidi me aprimorar no bordado”, recorda Gabriela, que tinha uma rotina agitada com a faculdade de contabilidade e o estágio. Começou a divulgar suas criações no Instagram e logo as encomendas chegaram com o sucesso do trabalho.
Pintura de agulha
Gabriela conheceu e se encantou pela pintura de agulha, técnica que dá um aspecto de pintura ao bordado, ou seja, proporciona um aspecto mais realista, com cores, nuances e sombras. “É uma técnica ainda pouco difundida no Brasil, mas que agrada às pessoas, por apresentar um resultado visual muito bonito”, explica. O trabalho lhe rendeu o terceiro lugar no 1º Prêmio Brasília de Artesanato, concurso promovido no fim de 2021 pelo Sebrae do Distrito Federal, em parceria com o BRB e a Secretaria de Turismo do DF.
Valorizar o Cerrado
A premiação ajudou a valorizar a identidade cultural do DF, evidenciando a região. O bordado de Gabriela trouxe o lobo-guará, um dos principais símbolos do Cerrado. “Esse apoio do Sebrae é muito importante para estimular nosso trabalho”, destaca. Confira as criações de Gabriela no perfil @sempregabrielabordados.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…